
Este ano serão 14 eventos, incluindo fóruns regionais, nacionais e a missão internacional, em setembro, na França
Discutir ideias e apontar caminhos. Esse é o lema do Brasil Export, que lançou ontem, em Brasília (DF), o calendário de eventos de 2025 do grupo. Este ano serão 14 eventos, incluindo fóruns regionais, nacionais, internacionais e a missão internacional, em setembro, na França. Um calendário robusto e o mais abrangente do grupo até hoje, que completa o sexto ano consecutivo de programação, promovendo o diálogo entre autoridades de infraestrutura e logística do setor público e privado.
“A nossa ideia é trazer novos players e setores, não ficar só na questão portuária. A ideia é trazer mais a pauta de rodovia, ferrovia, hidrovia, setor aéreo e setor logístico”, destacou o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião.
O evento que vai abrir o calendário é o Pernambuco Export. A primeira edição do fórum estadual acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Recife. Segundo o CEO, a realização desse evento para abrir o calendário foi um pedido do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é pernambucano e prestigiou a cerimônia de lançamento. “Justamente pela importância do estado de Pernambuco.
O protagonismo do Porto de Suape, o crescimento do Porto do Recife, várias empresas e negócios crescendo no estado”, ressaltou Julião.
A ideia é trazer novos players e setores. Além da questão portuária, os eventos debaterão pautas de rodovia, ferrovia, hidrovia, setor aéreo e setor logístico
Em março, é a vez do Santos Export, fórum mais tradicional do grupo que discute os principais desafios do maior porto do país. O evento será realizado junto ao Brasil Tech Export, que debate soluções tecnológicas no setor, nos dias 13 e 14.
“Nós trouxemos o Santos Export quase abrindo o nosso calendário por ser o principal fórum da temporada depois do Fórum Nacional, pela tradição. Foi onde tudo começou”, afirmou o CEO.
NOVIDADE
Uma das novidades da programação de 2025 é o LATAM Export. O fórum vai acontecer paralelamente ao Sudeste Export, no Rio de Janeiro, entre os dias 1, 2 e 3 de abril, e será uma espécie de extensão do Mercosul Export, com a participação de representantes de mais países da América do Sul e do Caribe.
“Quando a gente fala de LATAM Export não é só a América Latina. O Mercosul é mais fechado, um mercado comum, e o LATAM Export uma coisa mais aberta”, explicou Julião.
Para o mês de setembro, haverá a realização do Norte Export, nos dias 25 e 26. Paralelamente, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a terceira edição do InfraESG Talks, com temas de sustentabilidade no setor portuário e de transportes.
A programação de 2025 termina com o maior evento do Grupo, o Fórum Nacional Brasil Export, que será em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Fabrício Julião afirma que o plano é ter um super evento, com expectativa de bater recorde de público presencial. “A ideia é incrementar muito a agenda internacional e continuar pautando questões jurídicas com o InfraJur”.
BIOGRAFIA
Na ocasião, também foi feita uma homenagem a Roberto Oliva, que teve sua biografia Roberto Oliva – Legado de Superação e Sucesso lançada ontem. Com textos e edição da jornalista Ivani Cardoso e projeto gráfico da designer Mônica Mathias, a obra mostra a trajetória do presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e seu impacto no desenvolvimento da infraestrutura logística do país.
O livro sobre Oliva é o quarto volume da série Brasil Export Biografias. E ontem foi revelada a próxima personalidade a ter sua história contada. Trata-se de Manoel Ferreira, diretor do Grupo Agemar Infraestrutura e Logística.
O lançamento do calendário contou com a presença de diversas autoridades. Além de Costa Filho, compareceu ao evento o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça.
Deixe um comentário