Sala de Ideias

Botox preventivo evita a formação de novas rugas. Saiba quando fazer

27/07/2022
Depositphotos

Amanda Bracco

Você sabia que os melhores resultados do botox vêm quando o procedimento é realizado de maneira preventiva? A vontade de se manter com a aparência jovem, retardando os sinais de envelhecimento na pele, faz com que as pessoas procurem cada vez procedimentos estéticos.

A toxina botulínica, também conhecida como botox, é uma substância aplicada com uma agulha em pontos estratégicos do rosto para que haja a paralisação do músculo, o que gera a menor formação de rugas. As áreas mais comuns são: testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e pés de galinha.

A aplicação da toxina botulínica, minimiza rugas e linhas de expressão, formadas devido à contração dos músculos na face. Assim, a toxina relaxa a musculatura e proporciona um efeito mais descansado à pele.

A técnica geralmente está associada em corrigir e reverter os sinais de envelhecimento da pele. Porém, ele também pode ser uma ferramenta para prevenir as linhas de expressão. Isso se dá através do BOTOX PREVENTIVO, que consiste na aplicação da substância antes que as linhas de expressão comecem a ficar marcadas na pele. O maior benefício do botox preventivo é evitar as rugas estáticas, aquelas que persistem marcadas na pele, mesmo sem fazer movimento muscular.

Mas quando começar? Não existe uma idade fixa para começar a aplicar a toxina. Porém, a partir dos 24 anos, a nossa pele começa a perder o viço, a elasticidade e a hidratação.

Com isso, movimentos faciais como franzir a testa ou levantar sobrancelhas começam a deixar as linhas de expressão marcadas na pele. Vale lembrar que nem todo mundo passa por um processo de envelhecimento ao mesmo tempo. Fora as alterações fisiológicas, outros fatores podem adiantar ou retardar a passagem do tempo em nossa face. Fatores genéticos e hábitos, como: fumar, exposição excessiva ao sol, ou até pacientes que realizam atividade física muito intensa, em geral, tem a musculatura forte e precisam aplicar de forma precoce pois estão propensas a deixar o rosto marcado mais rápido.

A ação do botox, , dura, em média, de 4 a 6 meses. Depois desse período é necessário ser refeito.

Portanto o botox preventivo hoje em dia é o melhor tratamento para prevenir as rugas e evitar que no futuro temos que recorrer a tratamentos mais invasivos.

Amanda Bracco– CROSP 113061. Cirurgiã dentista 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.