Metrópole

Bonde de Santos passa a ser abastecido por energia solar

05/02/2025Joana Gianfaldoni
FOTO: CARLOS NOGUEIRA

O Bonde de Santos (Bonde Camarão) passou a ser abastecido com energia solar. Com 113 anos, ele é uma das atrações no centro histórico da cidade. As informações são da prefeitura.

O novo sistema representará economia na despesa com energia e menos ruído durante o percurso, conforme o engenheiro eletricista Marcos Rogério Nascimento, que coordena a equipe técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), responsável pelas reformas e manutenções dos bondes.

A ideia é expandir essa fonte de energia renovável a outros quatro elétricos que transportam santistas e visitantes em passeios por pontos históricos. “O Bonde Camarão foi um projeto-piloto que desenvolvemos e colocamos em circulação. Deu certo e agora, com o aval da diretoria, vamos partir para outros elétricos da frota”, acrescenta o engenheiro.

Desde a aquisição dos equipamentos, montagem e testes com o veículo em circulação, foram 60 dias de trabalho e avaliações. A energia solar abastece os sistemas de multimídia e iluminação do veículo, substituindo o modelo anterior composto por três equipamentos, incluindo um motor. Uma mudança que resulta em diferentes ganhos e redução de custos.

“Em relação a gastos com equipamentos, o novo modelo, com painel solar, controlador de carga e baterias, custa em torno de R$ 1.500,00, correspondente a 1/5 do modelo anterior. Em termos de manutenção, torna essa tarefa mais ágil e confiável. A limpeza da placa fotovoltaica pode ser feita por apenas um homem, uma vez por semana, em 15 minutos”, acrescentou Nascimento.

Pela programação, os próximos carros da frota a contarem com energia solar serão o Bonde Pelé e o Bonde Aberto. O processo para aquisição dos equipamentos está sendo iniciado. “O projeto-piloto com o Bonde Camarão, nos deu referências para os próximos. Sabemos, por exemplo, que é possível utilizar uma placa com maior potência”, explica o engenheiro.