Baixada Santista Saúde

Baixada Santista terá mutirão de cirurgias neste sábado

19/08/2022
Divulgação/FUABC

O Governo do Estado promove neste sábado (20/8) um Mutirão de Cirurgias, com a realização de 7 mil procedimentos. A ação ocorrerá em 25 hospitais e 46 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e envolverá mais de 1,5 profissionais de saúde.

Na Baixada Santista serão 150 procedimentos nos AMEs São Vicente, Praia Grande e Santos e no Hospital Regional de Itanhaém.
O objetivo do mutirão é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da COVID-19. Serão 6 mil procedimentos oftalmológicos e 1,5 mil avaliações para cirurgias gerais no Estado. que estarão exclusivamente nestas unidades durante o sábado para a realização dos procedimentos.

Os pacientes que serão atendidos neste final de semana, aguardavam na fila da Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde) e foram agendados durante esta semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde.

“Esta é mais uma ação do Mutirão de Cirurgias do Governo de SP que vai agilizar o atendimento da população. Esta mobilização vai ocorrer em todo o Estado com cirurgias e, também, com consultas pré-operatórias, um passo obrigatório para a realização dos procedimentos cirúrgicos”, destacou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A Secretaria de Estado da Saúde também fechou uma parceria com o Instituto da Visão (Ipepo) para a realização de 1,8 mil avaliações e cirurgias de retina e catarata. Neste sábado os pacientes passarão por consulta pré-operatória e nos próximos dias realizarão os procedimentos cirúrgicos. Os atendimentos ocorrerão em três unidades: Vila Mariana, Várzea do Carmo e Vila Clementino, todas na Capital. A ação se repetirá no próximo sábado com outros 1,8 mil pacientes.