Política

Autoridade Portuária estuda outras áreas para pátio em Cubatão

15/03/2025 Marco Santana
Autoridade Portuária estuda outras áreas para pátio em Cubatão | Jornal da Orla

Em reunião na quinta-feira (13), na sede da Prefeitura de Cubatão, o presidente da Autoridade de Santos (APS), Anderson Pomini, se comprometeu a estudar as áreas apresentadas pelo prefeito César Nascimento como alternativas à Ilha do Tatu, para sediar o estacionamento de carretas planejado para o local. Entre as opções, terrenos em Areais e o Parque Cotia.

Cubatão no CAP
Pomini fez o convite para que a Prefeitura de Cubatão indique um representante para integrar o Conselho da Autoridade Portuária (CAP). “Cubatão é tão importante para o porto, para a logística e insfraestrutura brasileira que chegou a hora de a cidade ocupar um espaço importante para debater o avanço da infraestrutura, com respeito total às normas ambientais”, disse.

Último episódio da temporada
Começa a terminar na terça-feira (18) o último episódio, desta temporada, da grande série dramática que se tornou a eleição para prefeito de Mongaguá. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento do recurso apresentado por Paulo Wiazowski (PP), o candidato mais votado em 2024, mas que teve o registro da candidatura indeferido.

Já ganhou?
Mesmo que a decisão do TSE lhe seja desfavorável, o cenário político para Paulinho parece promissor: em caso de derrota no tribunal, ele pretende lançar a esposa, Cristina, na nova eleição que deve ser realizada para prefeito de Mongaguá – cargo que é ocupado provisoriamente pelo presidente da Câmara, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União).

Bolsonaro ao forno
Sentindo que a sua batata está assando junto ao espectro mais conservador da política brasileira, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou uma “entrevista exclusiva” ao deputado estadual Paulo Mansur para reafirmar que é candidato a presidente e Tarcísio de Freitas disptuará a reeleição como governador de São Paulo.

Em família
Inelegível até 2030, Bolsonaro sentiu o cheiro de queimado, ao ver que lideranças conservadoras já buscam um nome para ser candidato a presidente. Ele se movimenta para não ficar de fora do processo desta escolha. Caso não possa ser o cabeça de chapa (cenário mais provável), ele quer dar aval ao nome escolhido e incluir alguém com o sobrenome Bolsonaro como vice.

Medalha
Jair Bolsonaro participou do programa “A voz da população”, conduzido por Paulo Mansur na VTV, emissora afiliada ao SBT, que pertence à sua família. Depois, o ex-presidente presenteou o deputado estadual com a Medalha dos 3 Is: “Imorrível, imbrochável e incomível”.

 

SÓ SEI QUE FOI ASSIM…

 

Senna e Prost da Assembleia

Apesar de serem do mesmo partido (PT), as então deputadas estaduais Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi travavam um intenso duelo político, uma querendo mostrar mais serviço que a outra. A rivalidade era comparada a dos pilotos Ayrton Senna e Alain Prost, que levavam a competitividade a níveis extremos dentro da mesma equipe.

Ambas de esquerda e educadoras, defendiam as mesmas pautas e disputavam a mesma faixa de eleitorado. Mas, na luta pela universidade pública na Baixada Santista, a grande bandeira de Mariângela, um assessor de Maria Lúcia encontrou um caminho jurídico que acelerava o processo. Em vez de ela própria apresentar a solução, passou a ideia a Mariângela.

Passada a união provisória, continuaram a disputa acirrada, mas sempre dentro dos princípios éticos que nortearam as duas ao longo de toda a trajetória delas.