
Seja na dança, arte, música e até mesmo história, Santos está se tornando cada vez mais uma referência para quem procura uma programação cultural para aproveitar. Com eventos inovadores que oferecem uma experiência única, a cidade tem opções para todos os gostos e idades.
Há 35 anos conectando gerações, o Museu do Porto iniciou 2025 de portas abertas para o público pós-restauração. Por meio de uma experiência imersiva, que inclui a arquitetura dos prédios, as mais de duas mil peças do acervo, quadros, livros e documentos históricos, o visitante pode compreender a evolução do Porto de Santos.
Com relação às mudanças, foram realizados o restauro do piso de madeira Pinho de Riga, a pintura da parte interna do espaço e a revitalização de algumas peças na área externa, como as balanças e os equipamentos de combate a incêndio da Guarda Portuária. Além disso, a Lancha Igara, embarcação de 1926, passou por reforma e restauro.
O local fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita e sempre acompanhado por visitas guiadas que podem ser realizadas de duas formas: mediante agendamento para grupos grandes, com mais de 40 pessoas, ou de maneira espontânea.
Cada visita tem duração aproximada de 40 minutos. Para instituições de ensino, o roteiro inclui uma passagem pelo Centro de Excelência Portuária, onde os participantes assistem a uma aula sobre logística portuária. O agendamento deve ser feito pelo e-mail: [email protected].
“O atendimento é realizado por profissionais que atuaram nas áreas operacionais do porto, como nos serviços de amarração e atracação de navios, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre a relação entre o Porto e a cidade”, comenta Jorge Valias, do Museu do Porto de Santos.
O Praiamar Shopping (Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida) terá uma ação especial no domingo (16), para os amantes da música. A partir das 11 horas, será realizada a primeira Feira de Discos, na Praça Central do shopping. Com entrada gratuita, o evento vai contar com CDs, DVDs e fitas cassete de diversos gêneros.
Para Viviane Morimoto, gerente de marketing do Praiamar Shopping, os visitantes vão poder vivenciar um momento nostálgico, com diversos estilos musicais variados, em diferentes formatos: vinil, CD e muito mais, que podem ser vendidos, trocados ou comprados. “Estamos muito ansiosos para saber qual será a reação do público, ainda mais que os discos estão voltando à moda e caindo no gosto das novas gerações”, disse.
A feira terá 10 expositores, que poderão vender, trocar ou comprar itens dos visitantes. Os artigos vão custar a partir de R$10 e podem chegar até R$200. A atração acontece até às 22 horas.
Deixe um comentário