Agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificaram um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) causada por norovírus a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa, em Santos, na Baixada Santista, durante uma fiscalização realizada na última sexta-feira (17). O surto, que afetou 127 pessoas entre as 6.293 a bordo, foi considerado significativo de acordo com o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiro.
A MSC Cruzeiros, em nota, informou que intensificou os procedimentos de limpeza e higienização em todo o navio e que está monitorando de perto os casos relatados entre os hóspedes. A empresa também ressaltou que, após o aumento de doenças gastrointestinais na Baixada Santista, introduziu todas as medidas possíveis para garantir um ambiente saudável a bordo. Os passageiros foram orientados a lavar as mãos com frequência e a procurar o Centro Médico caso apresentassem quaisquer sintomas gastrointestinal.
Conforme a Anvisa, testes realizados em amostras clínicas de passageiros confirmaram a presença do norovírus, o mesmo agente infeccioso que, recentemente, afetou milhares de pessoas em municípios da Baixada Santista. A equipe da Anvisa, em colaboração com a Secretaria de Saúde de Santos, realizou uma investigação complementar no dia 18 de janeiro, coletando amostras adicionais de tripulantes, alimentos e água.
Deixe um comentário