Saúde

Acúmulo de gordura pode gerar fraturas no quadril

27/05/2022
Acúmulo de gordura pode gerar fraturas no quadril | Jornal da Orla

Fraturas no quadril, principalmente entre os idosos, normalmente estão associadas à fragilização das estruturas ósseas, causadas pela osteoporose, mas as também podem estar associadas ao excesso de gordura corporal.

Fraturas no quadril, principalmente entre os idosos, normalmente estão associadas à fragilização das estruturas ósseas, causadas pela osteoporose, mas as fraturas no quadril também podem estar associadas ao excesso de gordura corporal.

Os pacientes que tentam perder peso por meio de mudanças na dieta devem ser alertados sobre a importância de manter a massa muscular e a força existentes por meio de exercícios, para não aumentar o risco de fraturas, dizem pesquisadores canadenses.

Os pesquisadores descobriram que a perda de massa magra corporal total, mas não de massa gorda, está associada ao aumento do risco de fraturas, principalmente do quadril, independentemente de outros fatores de risco.

“Isso está de acordo com uma grande quantidade de evidências que implicam o tecido magro (que reflete parcialmente a massa muscular) como mais importante do que a gordura quando se trata de saúde esquelética”, disse Bill Leslie, professor de Medicina e Radiologia da Universidade de Manitoba.

“Os reumatologistas devem aconselhar os pacientes que tentam perder peso que precisam olhar além da balança do banheiro. É de vital importância fazer mudanças deliberadas em sua dieta e exercícios que mantenham a massa e a força muscular”.

E os médicos devem estar cientes de que muitas diretrizes clínicas e ferramentas de avaliação de fraturas, incluindo FRAX, usadas para determinar a necessidade de terapia para osteoporose dependem de medidas de altura e/ou peso e não levam em consideração a composição corporal, acrescenta ele, o que significa que podem subestimar o risco, particularmente de fratura de quadril, em alguns pacientes.

“Peso e perda de peso são medidas grosseiras e não conseguem distinguir os efeitos muito diferentes de músculo e gordura na saúde esquelética”, disse ele.

 

Acúmulo de gordura e fraturas no quadril

A concentração de gordura é um dos grandes responsáveis por problemas ósseos e nas articulações, uma vez que limita movimentos e favorece a ocorrência de fraturas.

‘‘O aumento do peso corporal exagerado pode ser muito prejudicial para as articulações do quadril. Pacientes com obesidade apresentam maior risco para desenvolvimento de artrose devido à sobrecarga nas articulações’’, explica o médico ortopedista Rafael Kallaur, membro da Sociedade Brasileira do Quadril.

Segundo Kallaur, outros problemas, além da artrose, podem ser gerados a partir do acúmulo de gordura. Tais como inflamações e mudanças na postura e na mecânica do corpo.

Para o médico, apesar de afetar pessoas de qualquer idade, os problemas gerados pelo excesso de gordura são ainda piores para os idosos. ‘‘É importante ressaltar que na terceira idade, associado a perda gradativa de massas muscular natural durante o envelhecimento, o acúmulo de gordura pode gerar limitação e piora da função do quadril, dificuldades de equilíbrio e marcha, além do aumento de riscos de quedas e fraturas’’, declara o especialista.

É preciso prevenir. O médico destaca que os cuidados devem ser feitos de uma forma multidisciplinar. ‘‘A dica é afastar fatores genéticos e familiares, pesquisar patologias que afetem o metabolismo, gasto energético, calórico e regular os hábitos alimentares. Atividades físicas adequadas são fundamentais para manter o peso’’, conclui.

 

Perda de massa magra aumenta risco de fraturas no quadril

Um estudo realizado na Universidade de Manitoba (EUA) com 9.622 homens e mulheres, com pelo menos 40 anos de idade, revelou que a mudança na composição corporal e, mais especificamente, a perda de massa magra corporal total está associada a um risco aumentado de fratura osteoporótica e de quadril, enquanto a perda de massa gorda corporal total não está associada a um risco aumentado de fratura.

Os pacientes, com idade mediana de 67 anos, foram submetidos a dois exames da coluna lombar e quadril com pelo menos um ano de intervalo.

Os pesquisadores usaram informações das varreduras juntamente com a medição do peso dos pacientes e seu sexo para estimar sua massa magra corporal total e perda total de massa gorda corporal nos dois pontos de tempo.

Após o exame e durante um período médio de acompanhamento de 6 anos, 692 pacientes sofreram uma fratura osteoporótica importante e 194 uma fratura de quadril.

A massa de gordura corporal total não foi considerada um fator de risco independente para fraturas osteoporóticas ou de quadril maiores.