A beleza natural da Baía de Guanabara e o traço artístico de Oscar Niemeyer emolduram o passeio pela orla de Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro que guarda o segundo maior acervo do arquiteto, atrás apenas de Brasília. O circuito ‘Caminho Niemeyer’ é composto por sete obras com a assinatura do celebrado arquiteto brasileiro: Teatro Popular; Museu da Ciência e da Criatividade; Memorial Roberto Silveira; Praça Juscelino Kubitschek; Centro Petrobras de Cinema; Museu de Arte Contemporânea e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Teatro Popular
Inaugurado em 2007, o local comporta 460 pessoas e possui um palco reversível que também se abre para uma ampla praça, podendo abrigar espetáculos para até dez mil pessoas. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura que, vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. A fachada exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.
Museu da Ciência e Criatividade
A obra é dividida em dois blocos e é rodeada por um espelho d’água. A cúpula segue o formato de caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino que é reservado para exposições. O local também recebe cursos, palestras, simpósios e lançamentos.
Memorial Roberto Silveira
Uma cúpula de concreto, que parece emergir do chão, abriga o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense. O Memorial conta com um importante acervo, com mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.
Praça Juscelino Kubitschek
Seguindo pela orla, o visitante chegará à praça JK. No local, duas esculturas em bronze retratam uma conversa entre o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente, sentados em um banco e olhando uma planta arquitetônica de Brasília. A praça também serve como mirante para a Baía de Guanabara.
Centro Petrobras de Cinema
No bairro São Domingos, que abriga algumas obras históricas da cidade, está o Centro Petrobrás de Cinema. A poucos metros da praça JK e ao lado do campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, o centro foi idealizado por Niemeyer em formato de rolo de filme. O local conta com cinco salas de cinema, café, livraria e galeria de arte.