Baixada Santista

Praia Grande realiza Semana da Consciência Negra com atividades culturais

16/11/2021
Praia Grande realiza Semana da Consciência Negra com atividades culturais | Jornal da Orla

Celebrar é Resistir. Com essa frase como tema, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Semana da Consciência Negra, de 19 a 21 de novembro, no Palácio das Artes. O evento tem a participação do COMPIR (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial) e contará com palestras, apresentações musicais, dança e outras manifestações artísticas. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, data escolhida para homenagear Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que morreu neste dia no ano de 1695. O tema Celebrar é Resistir faz alusão à luta contra o racismo por meio da valorização da cultura afro-brasileira. "As atividades oferecidas têm o intuito de combater estereótipos e preconceitos, mostrando um pouco da riqueza de nossa cultura, que possui fortes influências africanas", afirma o secretário de Cultura e Turismo Mauricio Petiz.

Hip Hop, literatura, palestras e apresentações musicais fazem parte da programação da Semana da Consciência Negra de Praia Grande. A cultura Hip Hop será representada por apresentações livres de dança, além de competições e batalhas. Uma Feira de Economia Criativa terá espaço no Salão de Eventos do Palácio das Artes, voltada para produtos que promovem a cultura afro-brasileira. Na literatura, a atração será o Beco Literário, área destinada a exposição de livros e presença de autores do segmento.

O projeto Música no Hall, que acontece todos os finais de semana no hall de entrada do Palácio das Artes, fará parte da programação, com atrações musicais em apresentações de samba. No Teatro Serafim Gonzalez, a apresentação de Afoxé e a participação da bateria da Escola de Samba Grêmio Recreativo Guaratude prometem levar muita alegria ao público.

 

"Preparamos uma programação muito especial, partindo da temática ‘Celebrar é Resistir’. Essa cultura de resistência fortalece ainda mais as campanhas antirracismo, além de fomentar discussões importantes sobre o tema", explica Petiz, destacando a participação do COMPIR no evento. "O apoio do Conselho foi fundamental para a elaboração do evento. Todo o trabalho que vem sendo realizado será refletido nessas atividades, apresentando as manifestações culturais como símbolo da luta contra o racismo".

A Semana da Consciência Negra de Praia Grande acontece de 19 a 21 de novembro, no Complexo Cultural Palácio das Artes, na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600, com entrada gratuita. A programação completa será divulgada nos próximos dias.