Roteiro Cultural

Dia Mundial Do Hip Hop terá programação em Guarujá

12/11/2021
Dia Mundial Do Hip Hop terá programação em Guarujá | Jornal da Orla

Nesta sexta-feira (12) é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop. Para marcar a data, Guarujá realiza um encontro do movimento Hip Hop, que será realizado na Praça Horácio Lafer (Enseada), das 13h às 21h, e terá diversas apresentações culturais. A entrada é franca.

 

A iniciativa conta com algumas Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Cidade, tais como Bem-te-vi, Comunidade Viva, Coletivo Movimento Hip Hop Guarujá e Batalha do X Junto, além da parceria com Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, Turismo, Esporte, Educação e Comunicação e Relações Sociais.

 

Guarujá instituiu por meio da lei nº 4.664/2019, a Semana Municipal do Hip Hop. O objetivo é promover a divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas, que são características do movimento, como o break, grafite, DJ – Disc Jokey, MC – Mestre de Cerimônia, batalhas de rimas e demais modalidades. A semana foi uma conquista do Movimento Hip Hop Guarujá para que a manifestação cultural entrasse no calendário de atividades da Cidade.

 

História
O movimento do Hip Hop surgiu em 1970, nos Estados Unidos, mas precisamente no Bronx, em Nova York. Ele reúne uma diversidade de estilos musicais, e em sua maioria de origem negra, como funk, rock, blues e o reggae. No Brasil, o berço do Hip Hop é São Paulo, onde surgiu, em 1980, os primeiros encontros na Rua 24 de Maio e no Metrô da Cidade.