Baixada Santista

Horta Orgânica em Guarujá beneficia centenas de famílias

11/11/2021
Horta Orgânica em Guarujá beneficia centenas de famílias | Jornal da Orla

Quem chega ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá é surpreendido com as cores e a beleza das hortaliças e verduras da Horta Orgânica Solidária. Cultivados sem nenhum tipo de conservante ou agrotóxico,  os alimentos vão direto para a mesa de centenas de famílias que compõem o cadastro oficial de extrema vulnerabilidade em segurança alimentar do Município.

 

O projeto implantado há setes meses, tem como objetivo incentivar a educação ambiental, bem como a alimentação saudável. A horta está montada na sede do FSS e conta com mais de 60 canteiros das mais variadas espécies. São utilizadas apenas técnicas naturais  como a adubação por composteiras e minhocários.

 

No local, são cultivadas alface, beterraba, repolho, rúcula, acelga, espinafre, escarola, brócolis, almeirão, salsa, cebolinha e coentro. O tempo de colheita varia de acordo com cada espécie, cerca de 20 a 30 dias.

 

Diariamente, os canteiros são regados e limpos. A equipe observa se as verduras estão crescendo, se necessitam de sol ou mesmo de cobertura para que se desenvolvam. A cada nova colheita, os canteiros são readubados para receber mudas e sementes.

 

“O solo brasileiro é rico, tudo que planta dá. Lembro que, antigamente, nossos avós e pais cultivavam no quintal de casa. As novas gerações precisam aprender a dar valor ao meio ambiente e à alimentação saudável”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto, Ailton Jesus da Silva, mais conhecido como Chef Brown e professor do Fundo Social.

 

Chef Brown enfatiza a alegria de ver que, em muitas escolas municipais e creches, existem hortas orgânicas, despertando desde cedo nas crianças, o prazer pelo cultivo da terra. “É mais que um trabalho, é uma terapia. Como é gratificante ver a satisfação das famílias quando recebem um maço de salsa, alface e outras verduras. Não tem preço”, comentou Brown.

 

Doações

As famílias que compõem o cadastro oficial de extrema vulnerabilidade em segurança alimentar do Município são encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para o Fundo Social. Além de receber cestas básicas, elas levam também verduras e hortaliças, de acordo com a colheita.

 

Workshop

Com o objetivo de estimular a educação ambiental, produção e consumo de alimentos saudáveis, o Fundo Social está com inscrições abertas para workshop de horta orgânica. A ideia é capacitar multiplicadores da ação e, assim, espalhar outras hortas pela Cidade. As vagas são destinadas aos representantes da sociedade civil organizada, entidades assistenciais e escolas.

 

Para participar basta protocolar ofício na sede do FSS, que fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A equipe do plantão de atendimento irá agendar o dia e horário para a capacitação.