Santos

Projeto Parque Palafitas é apresentado a alunos de escola de Santos

04/11/2021
Projeto Parque Palafitas é apresentado a alunos de escola de Santos | Jornal da Orla

Cinquenta alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio do Carmo, localizado na Ponta da Praia, assistiram nesta quarta-feira (3) a uma apresentação sobre o projeto Parque Palafitas, desenvolvido pela Prefeitura para solucionar questões habitacionais, sociais e ambientais relacionadas ao Dique da Vila Gilda.

 

Na sala de aula, com distanciamento entre as carteiras, estavam estudantes dos períodos da manhã e da tarde, que participam de um trabalho interdisciplinar sobre moradias na Região. “Mostramos um vídeo sobre as palafitas para ver o que as crianças sentiam ao ver aquelas imagens”, conta a professora Sandra Helena de Santana, acrescentando que, na sequência da atividade, foram criadas frases e manchetes sobre o tema.

 

“Depois, os alunos fizeram um projeto de como poderia ser uma moradia com dois contêineres, pensando numa solução sustentável. Então, usamos um programa de computador e eles fizeram maquetes”, relata Sandra, mencionando que, a partir dali, surgiu também uma campanha entre os estudantes, intitulada "S.O.S. Palavidas” para arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos a comunidades das áreas de mangue.

 

Apresentação
O aprofundamento no assunto teve continuidade nesta quarta-feira, com o prefeito Rogério Santos apresentando, em sala de aula, detalhes do projeto Parque Palafitas e respondendo aos questionamentos das crianças sobre transferências habitacionais, cuidados sociais com os moradores e preservação do meio ambiente.

 

“Foi muito interessante a atividade coincidir com esse trabalho da Prefeitura”, comentou a professora, dizendo que a presença do gestor municipal foi importante para que os alunos tivessem uma noção da seriedade do tema. “Eles estavam muito ansiosos por este momento e elaboraram várias perguntas”.

 

Mobilização
Aos estudantes, o prefeito falou sobre a importância da conscientização social. “A escola está mobilizando vocês para essa questão. Essa preocupação com roupas, comida e meio ambiente já representa algo para melhor, com mais olhos voltados para essa parcela da população. E sempre que tiverem sugestões, podem levar à Prefeitura”.