Santos

Estratégias para revitalizar o Centro

09/10/2021
Estratégias para revitalizar o Centro | Jornal da Orla

Um objetivo buscado há décadas, ao longo das gestões de diversos prefeitos, a revitalização do Centro Histórico de Santos está mais próximo de acontecer. A perspectiva positiva é do secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Flávio Jordão, que baseia sua convicção nas estratégias delineadas na administração, cujos primeiros resultados começam a aparecer. No entanto, ele alerta: “é um trabalho de longo e médio prazo”.

 

Habitação
Um dos focos é criar condições para que a região central possa voltar a ser ocupada por habitações. Jordão explica que a Prefeitura investe na adaptação de imóveis originalmente concebidos para uso comercial a fim de que sejam transformados em residenciais — é o chamado retrofit. Além disso, estão sendo oferecidos incentivos fiscais para estimular a construção de novos empreendimentos, como isenção de IPTU e ITBI, tanto para os construtores quanto para quem adquirir o imóvel.

 

Novas empresas
O secretário de Governo destaca também os incentivos oferecidos a empresas que se instalarem no centro. “Tivemos uma migração muito grande, a ocupação de Santos começou pela centro e depois migrou para a orla e muita gente acompanhou isso. Antes as pessoas trabalhavam perto das repartições, advogado perto do Fórum, despachantes aduaneiros perto da Alfândega. Hoje, com os serviços online, isso não é mais necessário e as pessoas acabaram migrando. Muitas pessoas passaram a trabalhar em prédios mais modernos em outras partes da cidade. Agora estamos trabalhando para trazer de volta para o centro”, afirma.

Mais movimento
Jordão ressalta que outra estratégia é trazer universidades para o centro da cidade. “Já temos apalavrado que uma universidade federal vai se transferir para o centro da cidade, teremos mil alunos estudando e que vão consumir nos comércios locais, nos restaurantes e bares, farmácias, lojas de roupa”, completa, acrescentando que há um esforço de transferir o maior número de equipamentos públicos para a região. “Significa mais gente presente, revitalização de fato”.

 

Eventos
A realização de eventos culturais e esportivos também é outra maneira de atrair público para o centro. “Tivemos a Primavera Criativa, que foi um sucesso”, comemora. Ele acrescenta que o objetivo é promover ao menos um grande evento por mês, como os já consagrados Festival Geek e Santos Café. Jordão exemplifica com o Desafio King Crab, competição de crossfit, no dia 23, na Praça Mauá —a ideia inicial dos organizadores era realizar o evento no Gonzaga. 

 

Segurança
Garantir a tranquilidade dos frequentadores e comerciantes também é uma das prioridades apontadas pelo secretário de Governo. “Estamos trazendo a sede da Secretaria de Segurança para o centro, vai ficar instalada atrás do Paço Municipal, chamando mais 80 guardas municipais concursados, e teremos veículos novos para as rondas”, revela.

Mercado Municipal
Flávio Jordão está confiante com a impulso que a remodelação do Mercado Municipal trará para a revitalização do entorno daquela região da cidade. “Vamos qualificar o local, teremos uma estação do VLT na porta”, destaca. Ele revela que o local passará a contar com uma fábrica de cervejaria artesanal, restaurantes temáticos, espaço para apresentações artísticas e venda de artigos da chamada economia criativa, como artesanato. A unidade do Bom Prato hoje existente deve ser transferida para outro espaço nas proximidades e, no lugar, serão realizados eventos, festas e feiras. “Fizemos uma parceria com uma empresa da cidade, que já aportou mais de R$ 10 milhões no Fundo de Desenvolvimento Urbano, e esse recurso será usado na remodelação do mercado”, explica. 

“Santos está se transformando numa cidade turística de fato. Somos uma cidade balneária, temos que trazer mais visitantes. E o cento tem um potencial enorme para isso”, finaliza.