Santos Turismo na Baixada

Rastros do café: um roteiro de aromas e sensações em Santos

02/10/2021
Rastros do café: um roteiro de aromas e sensações em Santos | Jornal da Orla

Passear pelo Centro de Santos, conhecendo um pouco sobre a história do grão que transformou as operações do Porto e mudou a arquitetura e os negócios da cidade, e, ao final, provar um delicioso cafezinho em um charmoso ponto turístico, é um convite mais do que irrecusável. Essas são algumas das propostas da programação que celebra o Dia Internacional do Café – comemorado na sexta-feira (1/10) – a partir deste fim de semana em Santos.

Uma das novidades, o walking tour “Rastros e Aromas do Café em Santos”, organizado pela agência Parceiros do Turismo e Prefeitura da cidade, oferece uma verdadeira imersão na história do grão, visitando locais como a Rua XV, símbolo dos tempos de ouro do café, além do prédio da Bolsa Oficial do Café, parada obrigatória para os amantes da bebida.

O roteiro, que tem início no Museu Pelé, também apresenta a relação dessa iguaria com personalidades importantes, como José Bonifácio, Barão de Mauá, Cândido Gaffrée, Eduardo Guinle, Giuseppe Martinelli e Saturnino de Brito.

A primeira parada é uma visita à tradicional torrefadora Rei do Café, para que os participantes conheçam o processo de torrefação dos grãos e, se quiserem, provem um delicioso cafezinho feito pela barista do estabelecimento, Julia Cristy.

Uma playlist com canções que têm a bebida como tema é tocada pelo guia da Parceiros do Turismo para animar ainda mais o trajeto.

O passeio inclui ainda apresentação da antiga estação ferroviária do Valongo, por onde o café passou a ser escoado das fazendas do interior de São Paulo até o Porto de Santos no século passado, e caminhada pela Rua do Comércio e bulevar da Rua XV, que ainda abrigam as empresas exportadoras do grão – e onde está localizado o primeiro grafite feito na cidade pelo consagrado artista Kobra, que retrata o embarque das sacas de café em um navio. A rota chega ao fim na entrada do Monte Serrat. O tour deve ser agendado pelos telefones: (13) 99771-9825/ (11) 99544-9825.