Eventos

Um roteiro de aromas e sensações em Santos

02/10/2021
Um roteiro de aromas e sensações em Santos | Jornal da Orla

Passear pelo Centro de Santos, conhecendo um pouco sobre a história do grão que transformou as operações do Porto e mudou a arquitetura e os negócios da cidade, e, ao final, provar um delicioso cafezinho em um charmoso ponto turístico, é um convite mais do que irrecusável. Essas são algumas das propostas da programação que celebra o Dia Internacional do Café – comemorado na sexta-feira (1/10) – a partir deste fim de semana em Santos.

Uma das novidades, o walking tour “Rastros e Aromas do Café em Santos”, organizado pela agência Parceiros do Turismo e Prefeitura da cidade, oferece uma verdadeira imersão na história do grão, visitando locais como a Rua XV, símbolo dos tempos de ouro do café, além do prédio da Bolsa Oficial do Café, parada obrigatória para os amantes da bebida. A primeira edição do passeio acontece neste sábado (2).

 

 

 

O roteiro, que tem início no Museu Pelé, também apresenta a relação dessa iguaria com personalidades importantes, como José Bonifácio, Barão de Mauá, Cândido Gaffrée, Eduardo Guinle, Giuseppe Martinelli e Saturnino de Brito.

 

A primeira parada é uma visita à tradicional torrefadora Rei do Café, para que os participantes conheçam o processo de torrefação dos grãos e, se quiserem, provem um delicioso cafezinho feito pela barista do estabelecimento, Julia Cristy.

 

Uma playlist com canções que têm a bebida como tema é tocada pelo guia da Parceiros do Turismo para animar ainda mais o trajeto.

O passeio inclui ainda apresentação da antiga estação ferroviária do Valongo, por onde o café passou a ser escoado das fazendas do interior de São Paulo até o Porto de Santos no século passado, e caminhada pela Rua do Comércio e bulevar da Rua XV, que ainda abrigam as empresas exportadoras do grão – e onde está localizado o primeiro grafite feito na cidade pelo consagrado artista Kobra, que retrata o embarque das sacas de café em um navio. A rota chega ao fim na entrada do Monte Serrat.

 

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, explica que “a atração é mais uma iniciativa para movimentar e revitalizar a Região Central, aproximando o público dos patrimônios históricos e culturais de nosso município”.

Para participar neste sábado (2), os interessados devem se encontrar com o guia de turismo em frente ao Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo), às 10h45, com saída às 11h.  O tour também ocorrerá nos dias 16 e 30. O valor é R$ 30 por pessoa e deve ser agendado pelos telefones: (13) 99771-9825/ (11) 99544-9825. 

 

Feira mostra novidades

 

As comemorações do Dia Internacional do Café seguem no Centro Histórico de Santos com o retorno da feira de produtos temáticos Mercado Coffee, promovida pelo Museu do Café também em parceira com a Prefeitura. O evento será no bulevar da Rua XV de Novembro, das 11h às 19h.

Os visitantes poderão comprar grãos gourmet, conferir os diferentes métodos de preparo da bebida, roupas feitas de juta (material usado na confecção de sacas), bijuterias produzidas com cápsulas, manteiga, pão e cerveja de café e utensílios de madeira.

Para animar o público, a partir das 14h haverá música ao vivo com Murilo Lima e Tato Borba e com Tite e Trio. A criançada também está contemplada às 16h, com canções e circo no Espaço Kids.

A Cafeomancia (leitura da borra do café) terá barraca própria da especialista Bruna Lalleska, que fará a interpretação dos símbolos presentes nas xícaras do público entre 14h e 19h. A ação ocorrerá mediante a retirada de senhas (limitadas).

As oficinas gastronômicas são outro ponto de destaque. A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel ficará encarregada de mostrar receitas práticas com este tipo de café, às 14h. Já às 17h, a equipe do Estação Bistrô apresenta o preparo do clássico doce italiano Tiramisù.  Os workshops terão transmissão simultânea pelo Instagram do Museu do Café. Durante o evento, entre 9h e 18h, a visitação aos espaços expositivos do museu será gratuita.