Comportamento

Primavera faz desabrochar alegria e criatividade

25/09/2021
Primavera faz desabrochar alegria e criatividade | Jornal da Orla

Flores desabrochando e dias com temperaturas mais agradáveis dão a percepção de que a vida fica mais alegre com a chegada da Primavera. Apenas poesia? Não, mudanças climáticas e até mesmo a posição do planeta (que é redondo) em seu movimento de translação provocam mudanças fisiológicas em cada um de nós. 

Iniciada este ano na quarta-feira (22), a Primavera é a estação do ano que marca o início do período em que o planeta deixa a posição mais afastada do sol (atingida no Inverno) e se aproximada da mais próxima (no Verão). O nome vem do latim: Prime Veris (Primeiro Verão). Assim, as temperaturas aumentam e o sol brilha durante mais tempo. 

Estas condições favorecem o ciclo reprodutivo das plantas. É quando as flores desabrocham, para o processo de polinização. Nos seres humanos, a incidência de luz solar interfere na produção e síntese de vitaminas, hormônios e no funcionamento de neurotransmissores do organismo. Aumenta a produção, por exemplo, de endorfinas e ocitinas, hormônios relacionados à sensação de prazer. Também estimula a produção de testosterona, hormônio relacionado ao desejo sexual. 

Do ponto de vista psicológico, a Primavera favorece a concepção de raciocínios otimistas e a criatividade, estimulados pelas mudanças no cenário (ambientes mais claros, coloridos e perfumados). 

 

Nem tudo são flores
Porém, e sempre tem um porém, nem todas as pessoas reagem positivamente ao início da Estação das Flores. A mudança brusca na produção destes hormônios pode resultar em sentimentos como mau humor, cansaço e desânimo. É a astenia de Primavera. Outros sinais e sintomas são falta de memória, distúrbios do sono, dores de cabeça, distúrbios de apetite, diminuição do apetite sexual, irritabilidade e nervosismo. 

A Primavera também pode ocasionar crises de alergia e problemas respiratórios, pois as flores dispersam pólen no ar, aumento o risco para alérgicos e ocorrência de rinites, conjuntivite e asma. 

 

Primavera criativa em Santos

Para comemorar o início da estação, a Prefeitura de Santos promove a Primavera Criativa, com atividades culturais, feiras, ambientes decorados com flores, entre outras atrações por toda a cidade neste fim de semana.

No Museu Pelé, o público confere abertura de exposição com mais de 500 fotos do início da carreira do Rei do Futebol. Ainda no Valongo, artesãos da cidade expõem seus trabalhos no Alpendre. Uma mostra de carros antigos tomará conta da Rua do Comércio (somente sábado) e, na Praça Mauá, acontece a Feira Feito em Santos, além de exposição de mesas postas no Paço Municipal (sábado). Tanto o Museu Pelé como o Bonde Turísticos serão gratuitos no fim de semana, mediante disponibilidade de vagas e seguindo protocolos contra a covid-19. Durante o sábado, alguns restaurantes do Centro oferecerão pratos e bebidas alusivos à primavera. A programação segue no Monte Serrat, com música ao vivo, rapel, feira de artesanato e espaço kids, e no Orquidário, com a Feira de Orquídeas (das 9h às 17h, entrada franca).