Esportes

Guarujaense garante segundo lugar Circuito Mundial de Surfe, no México

17/08/2021
Guarujaense garante segundo lugar Circuito Mundial de Surfe, no México | Jornal da Orla

O surfista guarujaense Deivid Almeida da Silva, popularmente conhecido por Deivid Silva ou DVD, garantiu a segunda colocação na etapa Open do Circuito Mundial de Surfe, na Praia de Barra de La Cruz, no México, na última sexta-feira (13). Em quatro dias de evento quase perfeitos, Deivid Silva chegou em sua primeira final da carreira no mundial WSL.

 

Ele desbancou os brasileiros Gabriel Medina (top 1 do ranking mundial), Italo Ferreira (medalhista olimpico em Tóquio), Adriano de Souza, o Mineirinho, entre outros, e travou um grande duelo na final com o Australiano Jack Robinson. Na decisão, o guarujaense perdeu por dois centésimos de diferença, sagrando-se vicecampeão da etapa. Com o resultado, o brasileiro subiu mais 10 posições no ranking mundial, assumindo a 14ª colocação e garantindo permanência na elite do surfe em 2022.

 

Jack abriu a disputa pelo primeiro lugar no pódio com uma bela série de ondas e fez 6.83, assumindo a liderança. Logo em seguida, o australiano não conseguiu completar uma de suas tentativas e fez apenas 7.70 de somatória. Em busca do título, Deivid Silva conseguiu sua primeira nota.

 

Com uma série de manobras fortes, o brasileiro fez 7.27 e encostou na liderança da bateria. Em seguida, os dois surfistas conseguiram somar uma nota e Deivid Silva assumiu a ponta, com 14.20 contra 12.00 do representante da Austrália.

 

Na segunda metade da bateria, Jack Robinson conseguiu um aéreo e tirou um 8.33, chegando em 15.16 e voltou a liderança. A resposta veio na sequência, o “caiçara” apostou em mais uma série de manobras fortes em outra onda, tirou 7.87 e subiu seu total para 15.14. Nos minutos finais, ele ainda teve a prioridade para si e buscou uma onda para retomar a ponta. Entretanto, ela não veio, o que garantiu a vitória do Australiano por dois centésimos de diferença.

 

Prata da casa

Um dos grandes surfistas brasileiros, o atleta Deivid Silva nasceu na Prainha Branca, em Guarujá, litoral de São Paulo. Incentivado pelo seu pai Clayton Silva, Deivid começou surfar aos três anos de idade e aos seis ganhou seu primeiro título, na categoria Petit. Desde então, solidificou sua carreira com grandes resultados: nas categorias de base foi campeão paulista, brasileiro e por quatro vezes vice-campeão em importantes eventos internacionais.

 

Como profissional, é o brasileiro com o maior número de títulos no Qualifying Series, da World Surf League International, e em 2018 realizou o seu maior objetivo até então, a entrada para a elite do surfe mundial, o World Champion Tour/2019.

 

Deivid Silva, no auge dos seus 26 anos de idade vive um dos melhores momentos de sua carreira. É surfista profissional e integrante da elite mundial de surfe, o World Surf League, desde 2019. Suas principais características como atleta são a força e a potência de backside (batida de costas para a onda). Ele tem um surf clássico, porém domina as manobras progressivas.