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Sua estratégia de marketing para pequenas empresas no Instagram

07/07/2021
Sua estratégia de marketing para pequenas empresas no Instagram | Jornal da Orla

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares, especialmente entre as gerações mais jovens, na qual muitos procuram alcançar o nível de ter o arrasta pra cima do Instagram. A beleza do Instagram é que ele é altamente visual – o foco está em imagens e vídeos, em vez de postagens de texto. O Facebook ainda domina o jogo, mas o Instagram ainda ocupa um lugar forte na lista global de maior engajamento.

 

Com tantos olhos na plataforma, você não pode se dar ao luxo de ignorá-lo. Então, como você pode usar isso? Temos algumas dicas para usar uma estratégia de marketing do Instagram para pequenas empresas para levar sua empresa ao próximo nível .

 

1. Configure sua conta para o sucesso

 

Ao configurar sua conta empresarial no Instagram, você vai querer fazer isso para ter o máximo impacto de marketing. Você também deseja garantir que os clientes em potencial tenham uma maneira de encontrá-lo online com facilidade.

 

Conecte sua conta do Instagram a outras contas de mídia social. Adicionar os sites do Facebook, Twitter, Tik Tok e Flickr da sua empresa ao seu perfil do Instagram pode ajudar seus clientes a acompanhá-lo por meio de outros fóruns de mídia social. Certifique-se de que suas configurações de privacidade permitem que todos vejam e comentem suas postagens – sua conta não ajudará seus negócios se ninguém puder acessá-la!

 

Assim como seus outros esforços de marketing, sua estratégia no Instagram precisa ser consistente com sua marca. Isso significa usar o mesmo logotipo, estilo e tom que você usa em todos os outros lugares. E se sua marca faz algo único, compartilhe! Talvez sua marca use apenas materiais reciclados ou produtos locais – isso é uma parte importante da sua imagem e você vai querer incorporá-la em todos os aspectos da sua presença no Instagram.

 

2. Compartilhe conteúdo de alta qualidade

 

Instagram é um meio visual. As pessoas vêm ao Instagram para ver belas imagens e vídeos. Faça um esforço para fazer seu conteúdo no Instagram se destacar.

 

Felizmente, o Instagram tem um formato amigável para que você possa criar imagens de qualidade de arquivo com o toque de um dedo. O Instagram oferece uma variedade de filtros para sombrear suas fotos, alterar as configurações de contraste e adicionar outros efeitos visuais. Brinque com a plataforma e você descobrirá que existem literalmente centenas de maneiras de personalizar suas imagens. Pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para encontrar o que se encaixa com sua marca e funciona para seus seguidores reais e para quem deseja comprar 10k seguidores, então não tenha medo de experimentar!

 

Aqui estão algumas coisas a serem lembradas enquanto você trabalha para criar um conteúdo atraente:

 

  • Cores vibrantes se destacam
  • Fotos de alta resolução transmitem qualidade
  • Imagens incomuns, atraentes e interessantes irão capturar a atenção melhor do que as comuns
  • Vídeos curtos são uma ótima maneira de mostrar seu produto em ação

 

Considere compartilhar conteúdo que não seja apenas sobre sua marca. Isso ajudará a atrair uma maior audiência e a tornar sua conta menos comercial, o que é um grande atrativo para a geração do milênio. Lembre-se de que todo o seu conteúdo deve ser consistente com a sua marca – a loja de brinquedos de seus filhos não deve postar conteúdo adulto.

 

3. Use essas tags e hashtags

 

O Instagram coloca o “social” nas redes sociais, permitindo que você marque outras pessoas em suas fotos. Ao marcar um seguidor ou outra empresa, você estabelece uma conexão com essa pessoa e compartilha seu conteúdo com ela e seus seguidores.

 

Além disso, as hashtags permitem que você adicione suas próprias notas de conteúdo às suas fotos. Use hashtags para transmitir sobre o que é sua foto ou vídeo. Se você administra um spa e salão de beleza, pode usar , #amor ou #love. Se um usuário clicar em uma determinada hashtag, ele poderá ver todas as postagens com essa hashtag. Em outras palavras, as hashtags são uma forma de garantir que sua marca faça parte da conversa sobre tópicos relacionados a você.

 

Uma observação sobre o uso de hashtags – certifique-se de que elas realmente se relacionam com a foto para que façam sentido. Algumas empresas postam hashtags aleatórias sem conexão com a imagem visual, o que pode ser confuso para o público e fazer a postagem parecer spam e inautêntica.

 

4. Aumente seu alcance

 

Sua estratégia de marketing para pequenas empresas no Instagram tem tudo a ver com aumentar seu alcance, conhecimento da marca e boa vontade da marca. Seja qual for o conteúdo que você está postando, esse deve ser seu objetivo e a métrica à qual você presta mais atenção. Se suas imagens e vídeos não estão sendo “curtidos” ou compartilhados, é hora de reformular sua estratégia.

 

Outro elemento-chave para criar alcance é o engajamento – você precisa gerenciar ativamente sua conta e interagir com outros usuários. Inicie conversas! Responda às pessoas que comentam em suas postagens! Mostre que você é uma parte ativa da comunidade do Instagram – isso faz sua marca parecer mais autêntica e mais relevante, especialmente para grupos demográficos mais jovens.

 

Você pode postar tudo o que quiser no Instagram gratuitamente, mas também tem a opção de pagar para promover seu conteúdo. Dependendo do seu orçamento e do cliente-alvo, isso pode valer a pena. No entanto, não é um requisito para construir seguidores.

 

5. Compartilhe as informações corretas

 

O esforço de marketing de sua pequena empresa no Instagram deve atrair clientes – o que significa que você precisa deixá-los saber como encontrá-lo. Sua conta deve incluir informações completas sobre como entrar em contato com você. Mais importante ainda, inclua um link para seu site. O público do Instagram tem muito mais probabilidade de clicar do que ligar. Você também pode incluir uma biografia profissional rápida para que os clientes que acessem sua página do Instagram saibam exatamente do que se trata sua empresa e o que ela pode oferecer a eles. Novamente, este é um ótimo lugar para compartilhar o que torna sua marca especial.

 

Se você não tem certeza do que escrever em sua biografia do Instagram, aqui está um ótimo recurso sobre como escrever uma biografia que atrai seus clientes em potencial.

 

6. Mostre, não diga

 

Como o Instagram é um fórum visual, use-o para mostrar a seus clientes o que sua empresa oferece. Se você estiver administrando uma cervejaria, em vez de apenas postar uma foto de uma cerveja espumosa, mostre os clientes que estão apreciando a bebida. Se você está vendendo lenços de cashmere tricotados à mão, poste um vídeo de um visual dos bastidores mostrando como seus lenços são feitos. Torne-o pessoal e interessante – todos nós vimos fotos suficientes de cervejas e lenços.

Ao compartilhar o que sua empresa faz e por que ela é especial, você mostrará o valor de seus produtos e serviços para seus seguidores. Branding instantâneo!

 

7. Siga os influenciadores

 

Uma das melhores maneiras de usar o Instagram para o marketing de pequenas empresas é encontrar influenciadores do setor. São indivíduos com muitos seguidores que têm o poder de direcionar seus seguidores a certas marcas. Eles são comuns nas indústrias de saúde, alimentação e moda, mas você encontrará influenciadores para todos os nichos. Siga-os e interaja com eles – uma menção à marca de um influenciador pode dar a você um grande impulso. Você também pode criar postagens patrocinadas com influenciadores. Eles podem ser caros, mas oferecem muito alcance.

 

Uma estratégia de marketing do Instagram para pequenas empresas não é instantânea, mas vale a pena

 

O Instagram pode ser um excelente recurso gratuito para pequenas empresas que desejam expandir seus esforços de marketing de mídia social. Como todos os esforços de marketing, vai levar algum tempo e trabalho para descobrir o que é melhor para a sua marca. Use nossas dicas para iniciar sua própria conta no Instagram para pequenas empresas e comece a acumular seguidores!