Gastronomia

Pratos típicos da culinária brasileira

01/07/2021
Pratos típicos da culinária brasileira | Jornal da Orla

Quem pretende viajar para o Brasil deve preparar o paladar para novas experiências gastronômicas. O país possui uma diversidade cultural extensa que vai desde a música até a comida. Contudo, há três pratos típicos da culinária brasileira que todo turista deveria conhecer.

Diferente de muitos países, o Brasil não possui apenas um tipo de comida, mas cada região se alimenta da sua maneira. Entretanto, os pratos mais famosos chegam até as mais variadas cidades brasileiras. Muitos países participaram da fundação do Brasil. Durante a segunda guerra mundial, os judeus foram viver na região denominada Nordeste do país que já tinha como cultura predominante a africana, em decorrência do ciclo da cana de açúcar. Já a região Sul recebeu muita influência da Alemanha e Espanha. No Sudeste houve uma mescla entre as culturas portuguesa, africana e indígena, enquanto no Centro-Oeste os sírios e italianos exerceram grande influência cultural e no Norte predominou a cultura indígena, mas mesclam com as libanesas, japonesas e italianas.

Agora que conhecemos um pouco da história do Brasil, conseguimos compreender o motivo de tanta variação cultural no país. E porque há tantos pratos distintos com ingredientes diversificados.

Confira pratos típicos da culinária brasileira para experimentar

Feijão Tropeiro 

Os tropeiros eram as pessoas que transportavam mercadorias entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, ou São Paulo e Minas Gerais durante o período do Brasil Colônia.

Minas Gerais sempre era o ponto de chegada ou partida, pois durante esse período, também conhecido como “Ciclo do Ouro”, estavam sendo realizadas muitas extrações minerais no estado.

É dentro desse contexto que o feijão tropeiro, um prato típico da região de Ouro Preto, em Minas Gerais, está inserido.

Em meio às diversas dificuldades que estes homens encontraram para transportar mercadorias, estava a alimentação. Muitas vezes os tropeiros precisavam improvisar algo para comer, então eles utilizavam sobras da comida e misturavam. Feijão, torresmo, bacon, couve e ovos que eram misturados com farinha e se transformavam em uma saborosa mistura que muito tempo depois ficou conhecida como feijão tropeiro.

Confira receita de Feijão Tropeiro

A iguaria alimentar brasileira atualmente é preparada com muito mais cuidado do que nos tempos dos tropeiros, mas nem por isso perdeu sua originalidade.

Acarajé 

Quem vai visitar a Bahia, no Brasil, precisa comer o famoso Acarajé. Ele é um bolinho de nome e origem africana, inclusive a tradução do seu nome é: bola de fogo, por causa da quantidade de pimenta que a receita recebe.

Quem não gosta de pimenta não deve se preocupar, pois nas milhares de barracas de acarajé espalhadas pela Bahia é possível escolher entre as opções, quente, que é com pimenta, ou frio, que é o bolinho sem pimenta.

Com uma deliciosa massa feita a base do feijão fradinho e um recheio de camarão, o prato tem também uma simbologia religiosa. No candomblé o acarajé é uma oferenda para a deusa Iansã. O culto a entidade tem origem no Rio Níger, na Nigéria. A crença chegou ao Brasil através dos escravizados que se recusaram a aderir a religião cristã, imposta pelos portugueses através dos jesuítas, que eram as pessoas responsáveis por catequizar os negros e índios.

Tacacá

O tacacá é uma bebida típica da região Norte do Brasil. As primeiras pessoas a preparar e beber essa iguaria tropical foram os índios do Pará, estado onde fica parte da Floresta Amazônica.

Para os índios, beber tacacá faz parte de um momento de lazer não somente entre as tribos, mas representa também o encontro dos índios, com os negros, brancos e outros povos brasileiros.

Outros pratos 

Feijoada
Pão de Queijo
Maniçoba
Virado à paulista
Açaí
Tapioca
Camarão no Bafo
Moqueca
Churrasco
Quiabo com Frango
Chambari
Baião de Dois
Caldo de piranha
Cocadas
Baixaria
Sururu ao coco

LEIA TAMBÉM

Gastronomia de rua pelo mundo