Geral

Curso de Cartonagem é oportunidade para quem quer fazer grana extra!

01/07/2021
Curso de Cartonagem é oportunidade para quem quer fazer grana extra! | Jornal da Orla

Em tempos de crise, a criatividade é o que faz com que muitas pessoas mudem o rumo das suas vidas e aprendam novas habilidades, criando para si mesmas, novas oportunidades.

 

Durante o isolamento motivado pela Covid, muitas pessoas passaram a dedicar seu tempo para aprender a cozinhar, costurar, fazer cursos de diversos tipos e aprender artesanato, tanto para passar o tempo de forma produtiva quanto para criar novas possibilidades de obtenção de renda.

 

Vale citar que, no Brasil, antes mesmo da pandemia, 8,5 milhões de pessoas já estavam envolvidas com artesanato e o setor já movimentava mais de R$ 50 bilhões por ano.

 

O curso de cartonagem, por exemplo, é um dos que ganhou muitos adeptos durante a pandemia e esse conteúdo pretende lançar uma luz sobre esse assunto, afinal, é possível que muitas pessoas encontrem, nesse tipo de arte, uma profissão e uma forma de melhorar sua qualidade de vida.

 

 

Cartonagem é oportunidade para criação de negócio próprio

 

Com barreira de entrada muito baixa e fácil de aprender, a cartonagem tem como principal matéria prima o papelão cinza ou cartão cinza, que pode dar origem às mais variadas peças, com acabamento em outros tipos de papéis, tecido e cola.

 

É uma excelente forma de iniciar no artesanato por um caminho diferente do que já é mais conhecido (biscuit, crochê, tricô e pintura).

 

Alguns dos itens que podem ser feitos para comercialização são:

 

·         Caixas;

·         Maletas;

·         Frasqueiras;

·         Carteiras;

·         Bolsas;

·         Fichários;

·         Álbuns de fotografias;

·         Bloquinhos de anotações;

·         Organizadores de gavetas;

·         Porta-trecos;

·         Calendários;

·         Quadros;

·         Porta-recado;

·         Porta-chaves;

·         Letras 3D, e

·         Uma série de artigos de decoração e lembrancinhas para festas.

 

As vendas podem ser feitas pessoalmente, mas também são facilmente ampliadas com a divulgação das artes através das mídias sociais e de portais como o Elo7, que disponibiliza espaço para venda de produtos artesanais e cobra apenas uma comissão pelas vendas.

 

Não é incomum que quem começa a trabalhar com cartonagem busque aprender novas artes complementares como costura, papelaria e outras que podem fazer com que os trabalhos no cartão cinza fiquem ainda mais completos, agregando valor e aumentando o ticket médio de suas vendas.

 

Como Aprender Cartonagem

 

A melhor forma de aprender qualquer técnica de artesanato é contando com o conhecimento de alguém mais experiente.

 

Não que não seja possível aprender de forma autônoma, sem a ajuda de ninguém ou contando com tutoriais do Youtube, mas com certeza, contar com um curso de cartonagem que ensine todas as técnicas básicas e principais, elimina diversos erros e perdas de tempo e material que podem acontecer durante o processo da aprendizagem.

 

Além disso, ter alguém com mais experiência à frente de qualquer atividade, oferece mais segurança para quem está aprendendo e permite que as técnicas sejam desenvolvidas com mais precisão, o que é essencialmente importante para quem pretende utilizar a cartonagem como forma de trabalho e geração de renda.

 

Os kits de cartonagem também são recursos interessantes para quem está aprendendo, pois são desenvolvidos pensando, justamente, em facilitar o manuseio do material para quem ainda não tem muita prática com trabalhos manuais.

 

Os kits funcionam como moldes, que facilitam muito o trabalho dos artesãos e são utilizados até pelos mais experientes. Sem eles, é comum que aconteçam pequenos erros durante o recorte dos materiais e que o resultado fique com pequenas deformações, que diminuem o charme da peça final.

 

Com o passar do tempo, as técnicas vão sendo aprimoradas e o artesão pode escolher continuar usando o kit ou fazer os moldes por conta própria. O que importa é conciliar a técnica e as oportunidades de trabalho, com o prazer da criação do artesanato.

 

Se você gosta de artesanato e quer que mais pessoas descubram o prazer de trabalhar com cartonagem, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais!