Mundo Pet

Santos inicia nova etapa de vacinação de cães e gatos

28/06/2021
Santos inicia nova etapa de vacinação de cães e gatos | Jornal da Orla

A segunda etapa da campanha de vacinação de animais realizada pela Prefeitura de Santos começa nesta segunda-feira (28) contemplando 13 bairros até agosto, com disponibilização de 3.125 doses de V8 e V4, imunizantes que previnem contra doenças virais em cães e gatos. 

O bairro Caneleira, na Zona Noroeste, será o primeiro a receber a ação realizada pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida). Ali, as equipes estarão na segunda, quarta e quinta-feira (28, 30 e 1º), na Rua Sebastião Brasil de Castro Rios, 88. Na terça (29), será a vez de cães e gatos da Ilha Diana, na Área Continental, que poderão ser vacinados na escola municipal Ilha Diana (Sítio Ilha Diana). 

Nos locais, senhas serão distribuídas às 9h e o atendimento ocorre até as 12h. Por dia, serão disponibilizadas 60 doses para cães e 40 para gatos. É obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social entre os tutores. 

Podem ser vacinados cães a partir de 45 dias de vida e gatos a partir de 60. São priorizados animais de tutores que não têm condições de fazer a vacinação em clínicas particulares. Os cães e gatos devem estar castrados para receber a vacina.

 
DOCUMENTOS
Munícipes devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Cães devem ser levados com guia e coleira; já gatos precisam estar em caixa de transporte. Não serão imunizados animais que chegarem soltos. 
 
 
VACINAS
A vacina V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae). Já a V4 previne contra panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte e clamidiose.