Baixada Santista

Praia Grande já conta com quase 3 mil câmeras de monitoramento

10/06/2021
Praia Grande já conta com quase 3 mil câmeras de monitoramento | Jornal da Orla

A tecnologia é forte aliada da Segurança Pública em Praia Grande. E pensando nisso, a Administração Municipal vai continuar investindo em equipamentos e softwares que auxiliem no policiamento preventivo e ostensivo. Atualmente com 2.900 câmeras de monitoramento espalhadas por diversos pontos, a Cidade deverá contar com pelo menos mais 2 mil equipamentos nos próximos três anos.

 

Até maio deste ano foram instaladas mais 57 câmeras, uma média de mais de dez câmeras por mês.

 

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, a previsão é de que os investimentos continuem ao longo dos próximos anos, inclusive com a aquisição de mais câmeras. “Já temos um levantamento dos locais que deverão receber os equipamentos e a ampliação do parque tecnológico já está nas metas da secretaria para esta gestão”.

 

Ele observa ainda que as câmeras, por si só, não dariam o resultado esperado se não fossem também os modernos softwares de que o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) dispõe. “As ações são pensadas de forma integral, de forma interligada para que a eficiência seja a maior possível”.

 

O chamado “cerco eletrônico” tem sido um dos principais fatores na redução de mais de 60% nos índices criminais de roubo e furto de veículos. O sistema funciona graças às câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que têm uma tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade, facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados.

 

Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência. Atualmente, são 164 pontos dotados com esse sistema na Cidade.

 

Outra importante ferramenta tecnológica utilizada na Cidade é o software de reconhecimento facial, que tem auxiliado as polícias Civil e Militar principalmente na captura de foragidos da Justiça.

 

Em eventos como os shows que eram realizados no kartódromo antes da pandemia, por exemplo, ninguém acessava a área do evento sem ser captado pelo sistema. Caso esteja incluído no banco de dados fornecido pela polícia, um aviso surge na tela e equipes da segurança são acionadas para abordar o suspeito. Já são 77 áreas monitoradas com este recurso.

 

As câmeras Domo (com zoom e giro de 360 graus) também têm importante papel na segurança pública e já chegam a 141 equipamentos deste tipo espalhados pela Cidade.

 

Nas operações integradas, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) que operam drones conseguem transmitir as imagens do local onde as ações são realizadas diretamente ao Cicoe.

 

Ao todo, cinco drones são utilizados, sendo que três deles têm tido papel fundamental durante a pandemia de Covid-19, identificando locais com aglomerações de pessoas.

 

Cicoe

A central de monitoramento de Praia Grande, o Cicoe, foi inaugurada em 2002 e em 2015 passou por uma significativa reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.

 

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.