Notícias

Lubavitcher Rebe e Sua Luz

10/06/2021
Lubavitcher Rebe e Sua Luz | Jornal da Orla

Neste dia 12, dia do seu yortzait, sentimos a necessidade de reverenciá-lo por sua sabedoria e sua bondade.
Sua vida foi dedicada aos outros.

Sua fascinação pela educação revolucionou o mundo judaico pois ele é o responsável por termos centros de judaísmo nos quatro cantos deste planeta.

 
Afinal, a educação que oferecemos às nossas crianças deve prepara-las para que sejam pessoas bem-sucedidas em uma economia global, mas que também saibam contribuir para com suas comunidades. Ao entendermos a importância de todos na formação da criança, estaremos enfatizando nosso compromisso para com uma educação completa.

 
Entretanto, a educação per se não pode propiciar plenamente o futuro que nossas crianças merecem. Nossas escolas e a nossa comunidade também devem ajudar para que cada criança desenvolva uma bússola moral. 

Poucas pessoas entenderam melhor ou promoveram mais efetivamente estas ideias do que o Rabino Menachem Mendel Schneerson, o Lubavitcher Rebe. Ele tornou-se uma das figuras mais influentes e respeitadas de nossa geração, confortando, encorajando e iluminando milhares de almas.

 

O Rebe sempre enfatizou a importância da educação na formação do caráter de uma pessoa. O Rabino Schneerson, nascido na cidade de Nicolaiyev, Ucrânia, em 18 de Abril de 1902, é de uma dinastia de rabinos chassídicos, faleceu em 12 de Junho de 1994.

 

Desde a infância, o Rebe mostrava prodigiosa inteligência, e logo teve de deixar o cheder (a sala de estudos), por estar muito à frente dos colegas.

 

Desde que assumiu a liderança do Movimento Chabad (acrônimo para Chochmá, Biná e D’aat –Sabedoria, Compreensão e Conhecimento) o Rebe sempre pautou sua liderança, enviando emissários para todos os recantos do mundo. O rabino Mendel Schneerson, durante todos os seus anos de liderança, colocou em prática dezenas de programas educacionais e sociais.

 
Mais ainda, suas bênçãos eram para todos os judeus e especificamente para aqueles necessitados de cura.
Até hoje sentimos sua alma ao nosso lado e em horas de desespero pedimos para ele também avigorar nossa alma.

Seu legado se dissemina em todos os judeus que manifestam o amor em Deus e os que estejam dispostos a aperfeiçoar nosso mundo.

Deixou milhares de citações que até hoje guiam nosso caminho:
 
Hoje, graças ao compromisso explícito do Rebe na disseminação dos valores judaicos, milhares de jovens, crianças e adultos frequentam várias escolas, centros comunitários e centros de juventude desenvolvidos por seus emissários.  

 
Assim, seu inestimável currículo e o exemplo de uma pessoa iluminada, com uma alma excepcional, foram justificativas meritórias para angariar o respeito que o Rebe recebeu de tantos e tantos líderes mundiais e judeus de todas as denominações.

 
Nenhum homem na história recente fez desta visão cintilante, o centro e a substância de sua vida.

 
“Imagine se você pudesse abrir os olhos e ver apenas o que há de bom em cada pessoa, o que há de positivo em qualquer circunstância e a oportunidade em cada desafio”.
 
 Lubavitcher Rebe.

 
 
 
Shabat Shalom U Mevorach