Tecnologia

Governo de São Paulo lança projeto tecnológico para beneficiar o Vale do Ribeira

12/05/2021
Governo de São Paulo lança projeto tecnológico para beneficiar o Vale do Ribeira | Jornal da Orla

A Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – realiza no próximo dia 14 de maio (sexta-feira) uma consulta pública virtual, por videoconferência, para interessados em oferecer serviços de telefonia, dados móveis e banda larga, com implantação de rede wifi, para atender cerca de 630 pontos das 22 cidades do Vale do Ribeira, no sul do Estado.

 

A novidade é uma das frentes do programa ‘Vale do Futuro’, do governo paulista, que tem como objetivo levar soluções de conectividade para beneficiar setores vulneráveis da comunidade local, como quilombolas, associações rurais, escolas, postos de saúde e pontos turísticos que ainda não contam com cobertura de internet.

 

“A Prodesp, como responsável pelas soluções tecnológicas do Estado de São Paulo, entra em mais essa frente do Vale do Futuro para ajudar na expansão da rede de recursos tecnológicos para as pessoas, sejam moradores, empresários, estudantes ou turistas. Será um projeto transformador, que certamente irá ajudar no desenvolvimento de toda a região, além de promover inclusão social, pois conta com o apoio e envolvimento de diversas secretarias e de todas as prefeituras dos municípios atendidos”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.

 

O programa deverá beneficiar cerca de 17 mil usuários franqueados pelo Estado e atender mais 70 mil novos assinantes, que hoje não possuem acesso. A consulta pública é o primeiro passo do processo de contratação, por meio de licitação. A estimativa é que a primeira etapa do projeto seja implantada ainda este ano.

 

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), o ‘Vale do Futuro’ foi lançado em outubro de 2019 e tem entre os principais objetivos alavancar a atividade econômica; eliminar gargalos sociais de curto prazo; fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável; realizar obras e projetos de melhoria da qualidade de vida em toda a região do Vale do Ribeira.