Mundo Pet

Perigos do chocolate para pets

03/04/2021
Perigos do chocolate para pets | Jornal da Orla

Os pets, especialmente os cães, e seu olfato apurado, farão de tudo para chamar a atenção dos tutores na expectativa de conseguir um pedacinho de delícias como o chocolate. Mas nunca é demais lembrar: chocolate é tóxico para animais de estimação. O alerta é da veterinária Fernanda Fonseca, do Centro Médico Veterinário da São Judas – Unimonte.

“O chocolate é proibido para cães e gatos, pois contém substâncias tóxicas aos pets, derivadas das xantinas, como a cafeína e a teobromina, e suas quantidades variam conforme o tipo e marca do chocolate, além da variação natural do cacau utilizado”.

Entre as complicações da ingestão inadequada estão vômitos, diarreia e até convulsão. Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade ingerida. A recomendação é procurar o médico veterinário se ocorrer a ingestão acidental.

Para os tutores que querem agradar seus pets na Páscoa, a veterinária diz que algumas pet shops comercializam produtos específicos que substituem o chocolate. “Esses produtos utilizam a alfarroba (semente que vira uma farinha doce com gosto similar ao cacau) no lugar do chocolate. São da linha veterinária, elaborados especialmente para os pets, por isso, não fazem mal”.

Fernanda destaca que nenhum pedacinho de chocolate deve ser oferecido aos pets. “É extremamente proibido, independentemente da quantidade”, conclui.