Comportamento

Saiba como escolher a melhor autoescola para tirar a sua habilitação

23/02/2021
Saiba como escolher a melhor autoescola para tirar a sua habilitação | Jornal da Orla

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #1: verifique se a autoescola é regularizada

 

Para que possa funcionar dentro dos parâmetros legais, uma autoescola deve ser credenciada pelo DETRAN. Esse credenciamento funciona como uma licença para o oferecimento desse tipo de serviço.

Ou seja, sem ele, os centros de formação de condutores não podem oferecer aulas práticas e teóricas que preparam para o exame do DETRAN.

Nesse sentido, é muito importante estar atento a facilidades que deem margem a fraudes.

Por exemplo, autoescolas que não cobram presença total nas aulas teóricas e outros procedimentos considerados padrão não merecem confiança e devem ser analisadas com maior cuidado.

Uma dica importante antes de contratar esse serviço é consultar o site do DETRAN de seu estado e verificar os parceiros credenciados.

 

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #2: analise a infraestrutura da escola

Contudo, de nada adianta ter o alvará de licenciamento do DETRAN se a autoescola não possui uma infraestrutura que possibilite ao candidato o aprendizado requerido para a aprovação nos testes para CNH.

Por isso, é importante que as salas de aula sejam confortáveis, com recursos que permitam a transmissão de todas as informações necessárias à aprovação do teste teórico.

Por mais que fazer simulado detran seja de grande ajuda, a orientação do professor será a sua principal ferramenta de aprendizagem para a prova.

Materiais didáticos ruins e professores e instrutores com baixa qualificação também podem prejudicar os alunos.

Ademais, os veículos precisam ser novos e ter manutenção constante, a fim de evitar problemas durante as aulas práticas. Isso evita preocupação e reduz o medo que muitas pessoas têm nessa etapa da preparação.

 

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #3: atente ao percentual de aprovação da autoescola

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de escolher uma autoescola diz respeito ao percentual de condutores formados por ela.

De fato, índices baixos de aprovação podem significar deficiências na metodologia de ensino utilizada pelos instrutores ou problemas estruturais.

Ao contrário, um elevado quantitativo de aprovados leva a crer que um centro de formação de condutores emprega práticas que levam ao sucesso de seus clientes.

Não podemos deixar de sublinhar que nenhuma autoescola pode conseguir a sua CNH sozinha, por mais eficiente que ela seja. Seu esforço pessoal também é fundamental durante todo o processo.

 

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #4: não abra mão do contrato

A ansiedade que a conquista da CNH gera em muitos dos candidatos fazem com que muitos paguem pelos serviços de uma autoescola sem sequer exigir e ler o contrato.

É nesse documento que os deveres e obrigações de ambas as partes são definidos, sem contar que é o contrato que media a relação entre autoescola e candidato.

Isso significa dizer que você pode cair em uma armadilha. Também é importante dizer que autoescolas que se neguem a apresentar o contrato devem ser olhadas com desconfiança.

Tenha em mente que esse documento é uma exigência legal prevista no artigo 26 do CONTRAN. Portanto, não há justificativa para centros de formação de condutores que neguem a expedição do contrato.

 

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #5: pesquise possíveis reclamações

Antes de contratar uma autoescola, é fundamental pesquisar se há reclamações registradas por clientes em órgãos e sites de proteção ao consumidor.

Você pode fazer isso por meio de buscas no site do PROCON da sua cidade. Outra maneira de realizar essa pesquisa é consultando o site Reclame Aqui.

Além dessas duas opções, pode-se fazer uma pesquisa em buscadores e até nas redes sociais, em grupos específicos sobre o assunto.

Não deixe de atentar aos possíveis elogios feitos a uma autoescola, que podem indicar as virtudes de um estabelecimento e orientar ainda mais a escolha.

 

Escolhendo a autoescola para tirar a primeira habilitação #6: peça indicações

Outra dica que pode facilitar na hora de escolher um CFC é pedir indicações a condutores já formados.

Caso você tenha em vista uma autoescola específica, tente conversar com mais de uma pessoa formada nela, a fim de comparar as avaliações.

Pedir opiniões para alunos ainda em formação também pode ser lhe dar mais segurança na hora dessa escolha.

 

O Processo de tirar CNH para PCD é igual?

Em tese tirar uma CNH comum e uma carta PCD é igual, você precisará realizar tanto a prova teórica como a prática. A diferença, no entanto, é que você precisará comprovar a deficiência através de laudos médicos.

Atualmente o Detran considera mais de 30 doenças dentro do quadro PCD. Procure uma empresa especializada em CNH Especial da sua cidade para auxiliar no processo.