Roteiro Cultural

Live com Emicida abre programação do Festival de Aprender do Sesc

17/03/2021
Live com Emicida abre programação do Festival de Aprender do Sesc | Jornal da Orla

O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo acontece online entre os dias 19 e 28 de março. Na programação estão cerca de 150 atividades, entre bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, transmitidos pelas redes sociais. As unidades do Sesc em Santos e Registro já divulgaram suas programações. Um dos destaque é uma live com o cantor Emicida, na abertura (19/3), às 18h30.

Algumas atividades têm vagas limitadas e acontecem por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros podem ser feitas em sescsp.org.br/inscricoes.

 

Confira os destaques nos Sescs de Santos e Registro:

Sesc Santos
20 e 21/3, das 13h às 18h (Plataforma Google Meet)
Curso "ReCidade: Respostas Tecnológicas Por Nós" – com Antonio Celso

 

Este curso online será uma mistura de conhecimentos e materiais) de Sistemas de Captação de Água de Chuva. Os participantes conhecerão o funcionamento, técnicas, materiais de baixo custo e nos encontros online acompanharão a instalação do sistema remixado no espaço do Sesc Santos.
Inscrições: sescsp.org.br/inscricoes

 

24/3,  às 20h (YouTube Sesc Santos)
"Slam do Traço" – com Sublimma, Ronaldo Grillo, Dani Emiliano, Leonardo Leite (Preô) e DJ Luffer.

Foto: Dino Menezes

Um encontro entre ilustradores de diferentes expressões no desenho e um DJ em uma live “free Style” onde o público do chat sugere temas para os desenhistas criarem obras em 15 minutos e o DJ tocará para inspirar os desenhos. 

 

25/3, às 11h (Facebook e Instagram Sesc Santos)
"Além do Castelo de Areia – A Natureza na Escultura de Gisele Prata Real" – Com Gisele Prata Real e Ornela Rodrigues

 

26 a 28/3, às 10h (Facebook, Instagram e YouTube Sesc Santos)
"O “Quarteliê” Naïf de Dulce Martins" – Com Dulce Martins e Camila Amaral. 

 

 

Os participantes conhecerão o “quarteliê”, um quarto na casa de Dulce, em que tubos de tinta, telas e inspiração ocupam as paredes com cores e vida.

Sesc Registro
19/3, das 18h30h às 20h ( Facebook e no YouTube Sesc Registro)
"Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência" – Com Emicida, Maria da Guia Marinho, Tatiana Cardoso, Xadalu e mediação de Priscila Oliveira

 

20/3, a partir das 17h (Facebook e no YouTube Sesc Registro)
"Sesc Registro em Movimento: Vivência Virtual 360º" – com Marcio Shimamoto, Akemi Hijioka, Maisa Fidalgo e Fernanda Carneiro. Vivência virtual que convida um novo olhar para o Sesc Registro, encontrando diversas artes visuais e suas tecnologias.

 

26/3, das 19h às 21h30 (Facebook e YouTube Sesc Registro)
"Impressões: Xilogravura e Braille" – com Ramo Negro, Grupo Scribo, Luciana Bernardinello, Glauce Mara Gabry e Camila Mascarenhas.

Foto: Allan Kendy

 

28/3, das 15h às 17h30 (Facebook Sesc São Paulo e YouTube Sesc Registro)
"Imagens e Identidades: Tecendo Narrativas e Territórios" –  com Ataíde Vherá Mirim, Olinda Yawar Wanderley, Danilo Candombe, Milena Beatriz e mediação de Priscila Oliveira

Atividades para as Crianças
Oficina Terra Fértil para Crianças (20 de março, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a brincadeira no quintal e lançando mão dos brinquedos não estruturados. Para crianças de 3 a 12 anos.

 

Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano (20 e 21 de março, às 16h30)

 

Ateliê de Invenções: Maurizio Zelada (21 de março, às 11h, no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui)-  o inventor abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas.

 

Almanaque FestA! – Lançamento Digital

Outra novidade é o Almanaque FestA! que potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades. Só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos. 

 

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir de abril. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível online, em sescsp.org.br/almanaquefesta.