Santos faz parceria com Tribunal de Justiça para reforçar projetos contra a violência doméstica
08/03/2021No Dia Internacional da Mulher, a cidade de Santos decidiu unir esforços com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) para reforçar projetos de combate à violência doméstica das duas instituições.
O termo de cooperação técnica vai formalizar a parceria do programa municipal Respeitar, com as ações "Diálogo Masculino” e "De Cor Ação”, do TJ-SP.
Através de palestras e ações socioeducativas, os três projetos incentivam a ressocialização do agressor, restabelecendo uma relação de respeito com a vítima. O grupo executor do programa Respeitar, composto pela Coordenadoria da Mulher, um representante da Secretaria de Saúde e outro da Secretaria de Assistência Social, vai auxiliar na capacitação de novos profissionais das áreas de assistência social, saúde e da guarda municipal, para ampliar a capacidade de atendimento das três iniciativas.
São impactadas centenas de mulheres e homens nos três projetos, que têm o intuito de coibir a violência contra as mulheres e atuam de forma semelhante.
FORMALIZAÇÃO
Na segunda-feira (8), o termo de cooperação técnico assinado pelo Prefeito Rogério Santos foi encaminhado para o presidente do TJ-SP, Pinheiro Franco, assinar e formalizar a parceria.
A vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, destacou a importância do trabalho de acolhimento. "Temos que dar melhor qualidade no atendimento, tanto para as mulheres vítimas de violência como também para as famílias. Nós temos ferramentas para que as mulheres possam reestruturar suas vidas. O Poder Público tem que atuar num processo educativo para que, mesmo num final de relacionamento, o casal mantenha o respeito. Isso é essencial para a mulher e também nas situações que envolvem crianças".
"A atuação conjunta da municipalidade e do judiciário é muito importante. Com essa parceria que estamos formando agora, a atuação no combate à violência será muito mais eficaz", ressaltou Renata Sanchez Gusmão, juíza titular da Vara do Juizado Especial Criminal de Santos e Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Fórum de Santos.
Além delas, estiveram presentes no ato que abriu a semana da mulher na Cidade o Prefeito Rogério Santos, a Vereadora Audrey Kleys – autora do Projeto de Lei "Respeitar", a Coordenadora da Mulher em Santos, Diná Oliveira e o Secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota.