Notícias

Espetáculo homenageia Villa-Lobos e questiona elitização do balé

08/03/2021
Espetáculo homenageia Villa-Lobos e questiona elitização do balé | Jornal da Orla

‘Seis Solos para Lobos’. Este é o nome do espetáculo coreografado e dirigido por Daniel Rolim e inspirado na vida e na obra do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. A atração estreou em 5 de março, no palco do Centro Cultural Raul Cortez, com transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Pesquisa e Movimento e pela página da Prefeitura de Mongaguá. As próximas datas da apresentação são 12, 13 e 14/3, sempre às 19 horas

 
Os seis solos mesclam a dança contemporânea e o balé clássico, numa combinação caracterizada pela inovação, fazendo alusão à diversidade da obra de Villa-Lobos. Além disso, aborda aspectos da vida e obra do maestro, buscando aproximar o público da história do artista.

 
“Villa-Lobos é o compositor brasileiro mais tocado em todo o mundo porque soube valorizar a riqueza de um país diversificado, a ponto de transmitir isso como valor educacional, cultural e artístico”, ressalta Rolim.

 
A diversidade do elenco de 11 bailarinas – que inclui indígenas, pretas, de múltiplos perfis e diversas faixas etárias – é um dos pontos altos. A força do protagonismo de um elenco de diversidades feminina é uma forma de combater questões como o eurocentrismo, o privilégio branco e a elitização do balé.
 

Serviço:
Seis Solos para Lobos 
Transmissão: Página da Prefeitura de Mongaguá, no Facebook.
Reapresentações: 12, 13 e 14/3, sempre às 19 horas.