A Ponta da Praia em Santos recebe, na quarta-feira (10), a partir das 9h, o mutirão para eliminar situações que contribuam para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
Noventa e seis agentes de combate a endemias da Prefeitura da cidade percorrerão os imóveis do bairro. Este será o último ponto da orla a passar por esta ação no início deste ano. Nesta fase, a Secretaria de Saúde está priorizando a região por causa do aumento da população flutuante da temporada de verão. Nos cinco mutirões de 2021, foram eliminados 445 focos com larvas do mosquito.
Além da vistoria dos imóveis, o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) montará estande educativo nas imediações do Aquário. “Estaremos esclarecendo dúvidas quanto ao ciclo do mosquito Aedes aegypti, suas características principais e formas de eliminação em cada fase. No verão, com calor intenso e chuvas frequentes, esse tempo de reprodução fica ainda mais rápido, com o surgimento do mosquito adulto em uma semana”, explica a chefe do IEC, Liseane Quadros.
BALANÇO
Seis casos de dengue e cinco de chikungunya foram registrados em Santos em 2021. Nenhum de zika foi confirmado este ano no Município. A última notificação de febre amarela urbana no Brasil data da década de 1940.