Mundo Pet

Dicas para viajar com o pet em segurança

02/01/2021
Dicas para viajar com o pet em segurança | Jornal da Orla

Muita gente vai aproveitar janeiro para viajar com a família. Há quem opte por deixar os animais de estimação com parentes ou em hotéis. Mas há aqueles que irão colocar o pé na estrada na companhia do amigão de quatro patas. Seja qual for a sua opção, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o momento de férias, com a tranquilidade de saber que o pet está em segurança:

 

• Se a decisão for deixar o seu pet em um hotel, certifique-se de que seja um estabelecimento recomendado, com boas indicações e que presta o atendimento necessário para a garantia do bem-estar do animal. 

• No caso dos gatos, é melhor deixá-los em casa do que levá-los na viagem. Eles são territorialistas e se sentem mais tranquilos e seguros em seu espaço habitual. Para isso, você pode convidar alguém de sua confiança para cuidar deles ou contratar o serviço de um pet sitter para alimentá-los e manter a rotina de interações e brincadeiras. Importante que o profissional contratado seja especializado. 

• Para viajar de avião ou ônibus, a dinâmica é mais complexa. É preciso verificar todas as regras, documentação e outras burocracias previstas para transportar o animal de estimação e ter a certeza que o lugar que você escolheu para se hospedar seja pet friendly. 

• Para uma viagem de carro, passeie com o animal antes de ele entrar no veículo para que faça suas necessidades. Não alimente o pet antes das viagens e durante o trajeto porque eles podem ficar enjoados. Não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela, pois isso pode causar machucados em caso de impacto com insetos ou pedras. E o mais importante: nunca deixe o pet solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte ou cadeirinha adequadas e, no caso dos grandões, cinto de segurança próprio. 

• Tenha sempre em mãos o contato do médico-veterinário do seu animal. Você deve recorrer a ele caso observe qualquer comportamento ou reação estranha em seu pet.