Roteiro Cultural

Roteiro Cultural: confira os destaques da programação

19/12/2020
Roteiro Cultural: confira os destaques da programação | Jornal da Orla

Música

Coral  – Para entrar em clima de Natal, a Orquestra Sinfônica e o Coral de Guarujá preparam o concerto “Pérola Natalina”, com transmissão na segunda-feira (21), às 20h, no Facebook Cultura Guarujá. Sob regência do maestro veterano Sérgio Wisbeck, os artistas tocam e cantam clássicos como “Agnus Dei – Cordeiro de Deus” e “Noite feliz”. Grátis.

 

Samba – Mais uma figura ilustre da música, o sambista Pedrinho da Véia, pede passagem no projeto 'Falando de Samba', que terá seu segundo episódio exibido neste sábado (19), às 13h, pelo canal do Cultura Santos no Youtube.  Sob o comando de Rubens Gordinho, em um bate-papo descontraído e recheado de boa música, Pedrinho contará um pouco de sua trajetória como músico e compositor. Gratuito.

Cantata – Neste sábado (19), às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente promove sua tradicional Cantata Natalina. O evento conta com a participação do tenor italiano Ezio Bonini e do Grupo Vocal Serenata de Amor. Além disso, orquestrado pelo professor Manoel Carlos Sampaio, um grupo de violinos composto por alunos e ex-alunos do IHGSV também marca presença no local. Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo nas redes sociais do Instituto. Gratuito.

 

Teatro
Infantil
– O Grupo Prole inicia a temporada online do espetáculo infantil 'Era Uma Vez Um Tirano', adaptação da obra homônima da escritora Ana Maria Machado e que retrata um déspota que tudo proíbe e tudo censura. Sessões neste fim de semana, às 16h, no Instagram e Facebook do Pole. As transmissões serão seguidas por um bate-papo com a equipe e convidados. Gratuito.

 

Leitura
Psicologia –
O pensamento do escritor Machado de Assis inspirou o psicólogo Eustázio Pereira, que aproveitou o tempo de quarentena para escrever o livro "Em tempo de Psicologia" sobre sua trajetória de vida. A tarde de autógrafos acontecerá neste sábado (19), das 16 às 20h, no Espaço Cultural da “Pinacoteca Benedicto Calixto” (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).

 

Exposições
História
– Em comemoração aos 25 anos da Fundação Arquivo e Memória de Santos acontece a exposição “Documentos Históricos Santistas – 1808/1889”, na sede da instituição (Rua Amador Bueno, 61 – Centro). A mostra reúne papéis administrativos do período que vai de 1808, ano da chegada da família Real ao Brasil, até a Proclamação da República. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.

 

Salão – A Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão) recebe o 1º Salão Fotográfico “Retratando Santos”.  Nele, fotógrafos profissionais e amadores trazem o seu olhar sobre a cidade de Santos, focando paisagens, monumentos e locais marcantes. Até 31 de janeiro. Entrada franca.

 

Museu – A locomotiva “Lavoura”, máquina do final do século 19, foi restaurada e já pode ser visitada no Museu do Porto de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº). “Lavoura” era movida a carvão, de fabricação alemã, tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016. Visitação: agendada pelo e-mail: complexo.cultural@brssz.com ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. Gratuito.

 

Sesc Santos – A mostra (Re)Inventar – Artistas Criadores, com mais de 200 obras de artistas populares do Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Pernambuco, retorna ao Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). As peças integram o acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro. Visitação: de terça a sexta, das 15h às 20h45, e aos sábados, das 10h às 13h50, com agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/santos.