Roteiro Cultural

Roteiro Cultural: confira os destaques da programação em Santos

12/12/2020
Roteiro Cultural: confira os destaques da programação em Santos | Jornal da Orla

Forró – O ritmo do forró pé de serra do maior festival gratuito do segmento arrebatará os lares neste mês de dezembro. A nova edição do Festival Forró Pé na Areia, com shows ao vivo a partir das 20 horas, até domingo (13) – dia nacional do gênero musical. Assim como todos os eventos que promovem aglomeração, este também será online. A programação vai ser transmitida pelo Facebook e YouTube Forró do Carcará. Grátis.

 

Teatro
Hora da Cultura
– O público já pode assistir a 137 produções artísticas selecionadas no Hora da Cultura Digital, edital da Secretaria de Cultura de Santos criado com objetivo de oferecer suporte financeiro aos artistas da Cidade no período da pandemia do novo coronavírus. Cada artista recebeu cachê de R$ 650,00 por produção realizada. Para conferir as produções, basta acessar www.santos.sp.gov.br/cultura.

 

Hermeto Paschoal – O grupo Quizumba Latina apresenta, dias 13 e 16, às 16h, em seu perfil no Facebook, o espetáculo “A magia da música”, que homenageia Hermeto Paschoal.  A transmissão será composta por vídeos de animação, que contam um pouco da história de Hermeto, intercalados com show ao vivo e atividades de interação musical para a família brincar em casa. Grátis.

 

Cinema
Curta Santos – O Festival de Cinema de Santos já anunciou as obras que participarão de sua 18ª edição. Por conta das medidas de distanciamento social e protocolos da Organização Mundial de Saúde, o evento, que ocorre entre de 14 a 20 de dezembro, terá transmissão on-line, no canal Curta Santos no Youtube. Gratuito.

Querô – O Instituto realiza, nesta segunda-feira (14), a exibição de 13 minimetragens produzidos através do 'Querô na Escola'. Em sua 11ª edição, o projeto foi realizado para alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão e instituições culturais cubatenses. A Sessão de Estreia acontecerá no YouTube do grupo. Grátis.

 

Exposições
Fotografia
– A Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão) recebe o 1º Salão Fotográfico “Retratando Santos”.  Nele, fotógrafos profissionais e amadores trazem o seu olhar sobre a cidade de Santos, focando paisagens, monumentos e locais marcantes. Até 31 de janeiro. Entrada franca.

 

Café – Na segunda-feira (14), às 17h, o Museu do Café promove a live “Conversas entre o Museu do Café e Museu da Imigração”, com os pesquisadores Bruno Bortoloto e Henrique Trindade. Os especialistas discutirão diferentes redes de imigração de pessoas que se instalaram em atividades como a exportação do café, serviços portuários e o comércio em geral. A transmissão será no Instagram do Museu. Grátis.

 

Porto – A locomotiva “Lavoura”, máquina do final do século 19, foi restaurada e já pode ser visitada no Museu do Porto de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº). “Lavoura” era movida a carvão, de fabricação alemã, tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016. Visitação: agendada pelo e-mail: complexo.cultural@brssz.com ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. Gratuito.

 

Artistas – A mostra (Re)Inventar – Artistas Criadores, com mais de 200 obras de artistas populares do Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Pernambuco, retorna ao Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). As peças integram o acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro. Visitação: de terça a sexta, das 15h às 20h45, e aos sábados, das 10h às 13h50, com agendamento prévio pelo site sescsp.org.br/santos.

Muretas – Em sua terceira edição, as “Muretas da Cidade” estão de volta aos jardins das praias da cidade. São 11 peças pintadas à mão, cada uma criada por um artista nascido ou que tenha algum vínculo com Santos. As peças ficarão expostas entre os canais 1 e 6. Grátis.

 

Leitura
Psicologia –
O pensamento do escritor Machado de Assis inspirou o psicólogo Eustázio Pereira, que aproveitou o tempo de quarentena para escrever o livro "Em tempo de Psicologia" sobre sua trajetória de vida. A tarde de autógrafos acontecerá no sábado (19), das 16 às 20h, no Espaço Cultural da “Pinacoteca Benedicto Calixto” (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).

 

Mar – O escritor Ricardo Rutigliano Roque lança, no domingo (13), o livro 'Desnudo Mar Selvagem'. A obra, um romance que tem influências de escritoras como Madô Martins, Regina Alonso, Maria José Goldschmidt e Clara Sznifer, terá lançamento virtual na plataforma Zoom Literário, do Grupo Editorial Scortecci. O livro já se encontra em pré-venda e pode ser adquirido nos sites da Livraria Asabeça e da Galeria do Livro.