Roteiro Cultural

Roteiro Cultural: confira os destaques da programação em Santos

05/12/2020
Roteiro Cultural: confira os destaques da programação em Santos | Jornal da Orla

Música
Rio Santos Jazz Fest –
Até domingo (6) acontece o tradicional festival que celebra o Jazz em Santos. Esta edição está sendo online, seguindo as normas de distanciamento social. Hoje, às 18h, o Facebook e Instagram da Pinacoteca Benedicto Calixto transmitem apresentação de Fábio Salgado Trio, com o show Christmas Jazz. No domingo (6), no mesmo horário, Pedro Ramos & Rafael Gomes Duo comandam a música. As apresentações da Pinacoteca também serão exibidas no Facebook e Youtube do Jornal da Orla. Gratuitos.

Forró – O ritmo do forró pé de serra do maior festival gratuito do segmento arrebatará os lares neste mês de dezembro. A nova edição do Festival Forró Pé na Areia, com shows ao vivo a partir das 20 horas, entre os dias 9 e 13 de dezembro – dia nacional do gênero musical. Assim como todos os eventos que promovem aglomeração, este também será online. A programação vai ser transmitida pelo Facebook e YouTube Forró do Carcará. Grátis.

GPA

A Orquestra Instituto GPA fará um concerto, neste domingo, às 11h, direto do Museu da Casa Brasileira. A apresentação será transmitida no canal YouTube.com/InstitutoGPA. O concerto terá duração de 25 minutos, com o repertório inspirado no jardim do MCB, trazendo clássicos de compositores como: Bach, Vivaldi, Monti e Telemann. Gratuito.

 

Teatro
Cenas
– Neste sábado (28), às 18h, a programação do Festival de Cenas Teatrais traz a sessão de teatro lambe-lambe 'Humano', do chileno Oani Teatro. Mais tarde, às 19h, ocorre a apresentação das cinco cenas finalistas da mostra adulta. Na segunda-feira (30), às 19h, o palco virtual do festival abre as cortinas para a cerimônia de encerramento e premiação das mostras competitivas. Toda a programação será transmitida no YouTube do Fescete. Grátis.

FESTA

Em sua 62ª edição, o Festival Santista de Teatro – Festa segue promovendo espetáculos, mesas de debate e atividades formativas. Para atender aos protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde, o tradicional evento migrou para internet.  Até domingo (6) poderão ser conferidas produções regionais, nacionais e muita troca de ideias sobre o fazer artístico no Youtube.com/CulturaSantos. Grátis. Foto: Divulgação

 

Exposições
Museu do Porto
– A locomotiva “Lavoura”, máquina do final do século 19, foi restaurada e já pode ser visitada no Museu do Porto de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº). “Lavoura” era movida a carvão, de fabricação alemã, tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016. Visitação: agendada pelo e-mail: complexo.cultural@brssz.com ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. Gratuito.

Artistas – A mostra (Re)Inventar – Artistas Criadores, com mais de 200 obras de artistas populares do Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Pernambuco, retorna ao Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). As peças integram o acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro. Visitação: de terça a sexta, das 15h às 20h45, e aos sábados, das 10h às 13h50, com agendamento prévio pelo site do Sesc.

Muretas – Em sua terceira edição, as “Muretas da Cidade” estão de volta aos jardins das praias da cidade. São 11 peças pintadas à mão, cada uma criada por um artista nascido ou que tenha algum vínculo com Santos. As peças ficarão expostas entre os canais 1 e 6. Grátis.

 

Leitura
Psicologia

O pensamento do escritor Machado de Assis inspirou o psicólogo Eustázio Pereira, que aproveitou o tempo de quarentena para escrever o livro "Em tempo de Psicologia" sobre sua trajetória de vida. A tarde de autógrafos acontecerá no sábado (19), das 16 às 20h, no Espaço Cultural da “Pinacoteca Benecdito Calixto” (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).