Mundo Pet

Seu cachorro não te deixa dormir no fim de semana?

28/11/2020
Seu cachorro não te deixa dormir no fim de semana? | Jornal da Orla

Muita gente quer dormir até tarde quando chega o final de semana e o cachorro acorda no mesmo horário que está acostumado.  Cães não entendem quais são os dias de descanso dos tutores e sempre seguem sua rotina: de acordar, passear ou treinar e comer. 

A educadora canina Laís Cauner explica que “essa rotina influencia muito na qualidade de vida e na educação dos nossos cães, o que o mantém seguro e confiante. O ideal é executar um bom plano de atividades para que ele não sofra com a ausência ou entenda que ele pode acompanhar o tutor no sono até mais tarde”. 

A especialista, que também é criadora da loja Eu & Meu Bicho, indica algumas ações para mantê-lo distraído antes e durante o seu merecido descanso:

Brincadeiras
Existem várias brincadeiras de enriquecimento ambiental, como caça ao tesouro com petiscos. São brinquedos ocupacionais que deixarão seu pet concentrado.

“Aumente a variedade desses atrativos e troque os comedouros por esses objetos recheáveis, deixando-os escondidos dentro de casa, no quintal ou em todos os espaços onde que seu cachorro circular”.

Passeios
Outro fator indicado é, no momento do passeio, traçar uma nova rota por meio de ruas que o cão ainda não conheça, dar preferência para subidas e descidas que aumentam a dificuldade muscular deles e, por fim, recompensá-los, deixando seus pets mais satisfeitos e cansados. 

“Lembre- se sempre de que quem sofre mais é o cachorro, não você! Os cães nunca tem culpa por apresentarem o comportamento inadequado, seja o de te acordar muito cedo, destruir seu chinelo ou fazer coco no lugar errado. O erro está em negligenciar as atividades que eles necessitam. Então, programe bem seu final de semana incluindo esse tipo de carinho para seu amigão”, conclui.