Clara Monforte

Que conselho você daria para a sua versão de cinco anos atrás?

22/08/2020
Que conselho você daria para a sua versão de cinco anos atrás? | Jornal da Orla

As fotos destes três casais foram tiradas cinco anos atrás, em 2015, em momentos de festas. FLÁVIA e MARCELO NORONHA estavam no Jantar da ACAUSA, JOSÉ ERNESTO com REGINA OLIVEIRA e PAULO com AILI FERNANDES em casamentos. 

Perguntei a eles: “QUAL O CONSELHO DARIAM A ELES PRÓPRIOS,  NAQUELA ÉPOCA, OU SEJA, HÁ CINCO ANOS?” Eles responderam. Respondam também, vale a pena.

FLÁVIA e MARCELO NORONHA

Foi-me perguntado:
“Qual conselho eu me daria há 5 anos?"

Depois de muito refletir, eu penso que esse conselho eu me daria há 5, 10, 15 anos…ou mais. O conselho que eu me dou é perene, é clássico e não sai de moda! rs

“Projete seus desejos, vá atrás dos seus sonhos, por maiores que eles possam parecer, mas saiba que as intempéries da vida vão acontecer apesar de todo o seu esforço e acredite, vão lapidar, moldar e aperfeiçoar os seus desejos. Elas vão afastar de você aquilo que no momento presente você não entende e que não te fará maior e melhor."

E lá na frente, você agradece o que passou e o que ainda passará, sem tempo.

 
Se eu pudesse voltar no tempo e encontrar a mim mesmo teria muitas coisas para dizer. Viajar mais seria uma das mais importantes. Depois da pandemia e de ver tanto sofrimento, poderia ter tido mais momentos prazerosos com a família e amigos. O conselho seria: “Viaje muito Marcelo Noronha” o que levamos desta vida são os bons momentos.

Outro conselho: não assista tantas séries na TV. Em 2020, trancado em casa, você terá tempo de sobra para assistir a todas de uma vez.

Não deixe de ir a nenhuma festa, divirta-se muito em todas. Saia mais para jantar, conheça novos lugares! Depois de quase um ano com bares e restaurantes fechados, este seria um conselho valioso.

Todos os conselhos são importantes para quem está passando por isso, mas, sem dúvida, o mais importante e que vale para a vida toda é: não deixe de expor seus bons sentimentos para aquelas pessoas que você ama, não deixe de abraçar seus pais sempre que puder, de dizer aos seus filhos o quanto você os ama. Este é o legado e o melhor conselho que alguém pode receber.

 

JOSÉ ERNESTO e  REGINA OLIVEIRA

Há cinco anos, excluindo a possibilidade de prever o futuro, me aconselharia a buscar e adotar alguns fundamentos da “ARTE DE VIVER” dos filósofos Estóicos. Esses pensadores acreditavam que a meta principal da filosofia era ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com inevitáveis perdas, decepções e mágoas da vida. Através desses ensinamentos despojados de sentimentalismo, falsa devoção religiosa ou mistificações, eu seguiria os seguintes conselhos:

1- Saber distinguir entre o que se pode controlar e o que não se pode;
2- Aceitar os acontecimentos à medida em que eles ocorrem;
3- Ter foco: definir claramente a pessoa que queremos ser;
4- Aperfeiçoar os talentos pessoais, sendo honesto comigo mesmo e finalmente,
5- Ter consciência de que tudo na vida tem dois lados: depende da forma como nós vemos a situação.

 

“O infinito é realmente um dos Deuses mais lindos” (Renato Russo).

Atenção: a vida te dá sinais. Procure entendê-los e segui-los.

Pratique, num exercício diário e difícil, o desapego de medos, ódios e ressentimentos.

Livre-se das pessoas pesadas, dos vampiros. Colecione amigos. Eles são e sempre serão o seu esteio em momentos dolorosos.

Por fim, escreva na sua linha do tempo, gratidão, solidariedade, compaixão e tolerância.
E…continue tentando.

PAULO e AILI FERNANDES

Há cinco anos me aconselhei a me apoiar em 3 vertentes:
Família – manter a união, o respeito, o carinho e acompanhamento mesmo à distância 
Trabalho – crescimento profissional, lançar novos produtos ,buscar novos mercados 
Amigos – fraternidade, alegria, participação 

 

5 anos se passaram:
Família – estruturada com muito amor 
Trabalho – profissionalmente realizado
Amigos – riqueza incomparável 
Em nada mudaria os meus próprios conselhos de 5 anos atrás.
Agradeço a Deus por ser feliz!

 

Eu me daria estes conselhos:
Cuide-se 
Pense no futuro 
Não tenha tanta pressa 
Procure não se estressar, as coisas acontecem como tem que ser e nem sempre dependem da nossa vontade 
Não sofra por antecipação
Dê importância ao que realmente merece 
Seja paciente 
Ouça mais 
Analise antes de decidir 
Deixe de ser tão polêmica


SERMOS FORTES!

Somos assim: cheios de falhas, limitações, cometemos erros, fraquejamos diante dos revezes e nos desesperamos. Tudo isso, porque somos humanos e, como tal, imperfeitos. 

Existem também dentro de nós, sonhos de amor, de esperança, de momentos em busca de alegria e lembranças incríveis já vividas. Isso, porque temos vontade de viver.

Tudo junto e misturado, concluímos que temos que ser fortes, embora não saibamos “até que ponto”, porque não conhecemos a força que temos. Um caminho para descobrirmos é tentar…sempre. Desistir, jamais…isso é fraqueza.

Outro ponto é não fingirmos ser fortes, para não parecer que não temos fragilidades, nem sentimentos. Temos que ser exatamente o que somos, sem medo!

Que tal sermos “sensivelmente fortes”? Delicados e resistentes; frágeis e corajosos; tristes, mas alegres; chorosos, mas sorridentes. Afinal, estamos vivos!

Tudo junto e misturado nos faz concluir que os bons dias nos trazem felicidade; e os maus dias, a experiência que nos faz mais fortes.


Doses Certas 
Fernanda Ferreira faz aniversário e festeja dia 29, das 17 às 23h, no Tolê, na Rua Tolentino Filgueiras, 43, com todas as medidas de distanciamento de mesas, higienização e horários. Para quem teve a Covid, tem continuação na praia.

 

Dóris Casabona abriu as portas de seu novo espaço de moda, com muito charme e variedade de estilos de roupas femininas, na Av. Ana Costa, 493 – sala 48. Para brindar, recebeu amigos e clientes, com todas as precauções necessárias.