Santos

Unidade de Saúde em Santos está com vagas para grupo antitabagismo

06/11/2019 Da Redação
Unidade de Saúde em Santos está com vagas para grupo antitabagismo | Jornal da Orla

Quem deseja parar de fumar e precisa de uma ajuda especializada para cumprir esta meta pode procurar a Policlínica do São Bento (Rua das Pedras s/nº) munido do cartão SUS até sexta-feira (8) e se inscrever no grupo de Atenção Intensiva ao Tabagista, que começa na próxima segunda-feira (11), às 14h. Para participar, o interessado deve morar em Santos, mas não é necessário residir no bairro.

 
Os encontros são realizados semanalmente no primeiro mês, a cada quinze dias no segundo mês e o encerramento após 30 dias.

 
Como funciona
O Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista propõe o atendimento e acompanhamento em grupo por uma equipe multiprofissional durante três meses. Nas reuniões, são ensinadas técnicas como exercícios de respiração contra o estresse, orientação sobre atividades físicas e alimentação.

 
Conforme prescrição médica, pode ser necessário tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação.
 

No primeiro dia de grupo, os participantes passam por um teste no monoxímetro, aparelho que mede as concentrações de gás carbônico no organismo. Os resultados aparecem no visor e luzes se acendem após um sopro no bocal descartável do aparelho.
 

Não fumantes atingem índices de 0 a 6 ppm (partículas por milhão) e luzes verdes se acendem; fumantes leves de 7 a 10 ppm, com luzes amarelas; fumantes de 11-20 ppm, com luzes vermelhas; acima de 20 ppm – fumante pesado, com luzes vermelhas e disparo de sinal sonoro. Quanto maior a concentração de monóxido de carbono, maior a dependência do cigarro e de risco de doenças associadas ao tabagismo.
 
 

 

Foto: Francisco Arrais/PMS