As próximas sessões do 16º Festac – Festival de Teatro de Cubatão serão de espetáculos embasados em fatos e personalidades da história do Brasil no decorrer dos séculos 19 e 20. Toda a programação gratuita segue até dia 27 e está disponível no link.
A vida e obra de um dos criadores do circo-teatro brasileiro estará em cena durante 'Benjamin – O Filho da Felicidade', nesta quarta (16), às 20h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/n, Centro), classificação livre. Com texto de Ronaldo Fernandes e direção de Miriam Vieira, o espetáculo da Cia. Trilha aborda o personagem-título como ponto de partida para refletir sobre a afirmação da identidade negra no Brasil.
No dia seguinte, também às 20h, no Bloco Cultural, a Cia Los Puercos encena 'Caecus – Um Documento Cênico'. O teatro documentário leva histórias reais para o palco em esquetes sobre o machismo, a violência estatal, a luta antimanicomial, a ditadura militar e a homofobia. Fruto de criação coletiva com texto de Josemir Medeiros e direção de Luiz Campos, a peça tem classificação indicativa de 12 anos.
Durante o festival, o Circuito Cultural Paulista leva a peça 'Os Mequetrefe', dos premiados Parlapatões, para o Teatro do Kaos (Largo do Sapo), nesta sexta-feira, às 20h, com classificação livre. Com roteiro de Hugo Possolo e direção de Alvaro Assad, a peça inspirada na obra de Edward Lear mostra na perspectiva e no modo atapalhado dos palhaços como encarar com mais alegria a rotina da vida adulta.
Foto Lairton Carvalho