Feijoada Beneficente do Arte no Dique busca arrecadar fundos para intercâmbio cultural
10/10/2019Com objetivo de arrecadar recursos para o Intercâmbio Cultural Internacional – Brasil/Itália 2019, o Instituto Arte no Dique e o Bourbon Santos Convention Hotel (v. Mal. Floriano Peixoto 42, Gonzaga), realizam no dia 9 de novembro, às 13h, uma Feijoada Beneficente.
O convite custa R$ 120 e tem inclusos feijoada completa (com opções para vegetarianos), sobremesas, água, suco e refrigerante (Bebidas alcoólicas não inclusas), e aperitivos. Também poderá participar de sorteiro de brindes, além de assistir apresentação do Coletivo Querô, com crianças que estarão envolvidas no Intercâmbio, e show musical de voz e violão com Danilo Nunes.
Os convites podem ser adquiridos diretamente no Instituto ou com pelo whatsapp com Adriana Ferraz (13) 98187-1488 e Marcos Vinicius (13) 99691-7108.
Intercâmbio
O Intercâmbio Cultural Internacional teve início em 2012. Desde lá, os participantes do Arte no Dique tiveram a oportunidade de visitar e receber artistas e empreendedores sociais de diversos países da América do Sul e Europa. Com isso, foi possível oportunizar a troca, vivência e ganho de repertório cultural e social de crianças e jovens e de todo o público envolvido nessa ação.
Ao longo desse período, dois jovens que frequentavam as oficinas de percussão do Instituto Arte no Dique decidiram viver profissionalmente em solo europeu, eles são: Gabriel Prado, 22 anos, morador de Bari na Itália onde vive há quatro anos, e Jorge Henrique, da mesma idade, morador de Marselha, na França, há dois anos.
Em 2019, oito crianças entre 7 e 12 anos, moradores do Dique da Vila Gilda e de bairros vizinhos, estão realizando ensaios diariamente para uma nova viagem. A experiência em um outro país permitirá, ainda que por alguns dias, encontrar um "novo mundo", onde terão acesso a outros hábitos, costumes, identidades, gastronomia, idiomas, horizontes, enfim, cultura.
Arte no Dique
Há 16 anos, mais de 5 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. "Cultura como um todo", como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome internacional como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, entre outros, já se apresentaram no espaço.
O Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos é a região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Santista, onde está a maior favela sobre palafitas do Brasil, com cerca de 25 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.
Diariamente, cerca de 600 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região. O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos. Outras informações: www.artenodique.com.br.
Foto: Divulgação