Baixada Santista

Fundo Social de Cubatão encaminha doações às famílias vitimadas pelas chuvas

06/02/2019Da Redação
Fundo Social de Cubatão encaminha doações às famílias vitimadas pelas chuvas | Jornal da Orla

Com atendimento ao público em plantão diário estendido até as 20h, os funcionários do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS) estão fazendo o recebimento, a triagem e o encaminhamento – as quase 200 famílias necessitadas (150 famílias só no núcleo Pilões) já cadastradas pela Assistência Social – dos produtos doados por empresas, associações civis, entidades religiosas e a comunidade regional. As instalações do FSS no Parque Novo Anilinas, no centro de Cubatão, e o Disque Solidariedade – telefone (13) 3362-0842 – estão à disposição do público para as informações e para o agendamento de retirada de doações mais volumosas.

 

Apesar do grande número de ofertas de apoio, diversos itens estão fazendo falta, como roupas infantis, fogões, embalagens para distribuição de alimentos prontos, produtos de higiene pessoal e doméstica, lençóis, toalhas e cobertores limpos: "Devido à entrada de lama nas casas, danificando fogões, geladeiras e estoques de produtos de limpeza, muitos moradores ficaram impossibilitados de cozinhar ou lavar", explicou a presidente do FSS, Adeíza Monteiro Oliveira, que na manhã de terça-feira (5) voltou ao núcleo Pilões e a outras áreas atingidas pelas inundações.

 

Conforme verificou, até a tarde deste dia 5 tinham sido cadastradas 150 famílias apenas em Pilões, a comunidade mais atingida, embora tenham sido feitos atendimentos em outras áreas que passaram por alagamento com as chuvas desta segunda-feira, como o núcleo Costa Muniz. Esse cadastro direciona as ações de atendimento, como a distribuição de roupas, móveis e alimentos. Com o apoio de entidades religiosas cubatenses, estão sendo servidas refeições (café da manhã, almoço e janta) a esses moradores, em dependências da Sociedade de Melhoramentos de Pilões, onde também existem pilhas de roupas e calçados doados, para as pessoas escolherem conforme suas necessidades.

 

Em alguns casos, as famílias foram orientadas a manter contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região para atendimentos mais específicos, como a obtenção de segunda via de documentos e atualização de dados do Cadastro Único do Governo Federal.

 

Algumas doações volumosas foram destacadas pelos funcionários do FSS cubatense, como o encaminhamento de um lote de produtos doados pelo município de Praia Grande; 200 colchões enviados na tarde desta terça-feira pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Palo, outros 78 colchões da Defesa Civil estadual, 50 colchões doados pelo grupo Usiminas. Com a mobilização de empresas comerciais e indústrias, é aguardada a chegada ao Fundo Social de cestas básicas, embalagens para alimentos e outros produtos.

 

Foto: Divulgação/PMC