Notícias

Uso de narguilé cresce entre adolescentes

01/09/2018 Da Redação
Uso de narguilé cresce entre adolescentes | Jornal da Orla

Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País mostra que o uso do narguilé avança entre adolescentes.

 

Foram analisadas 54 mil entrevistas em 2015 e concluído que 9% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental haviam fumado com o aparelho naquele ano. Três anos antes, eram 7%. O consumo foi verificado, principalmente, entre estudantes de escolas particulares, nas regiões Sul e Sudeste. 

A Organização Mundial da Saúde afirma que uma sessão de narguilé de 20 a 80 minutos corresponde à exposição de componentes tóxicos presentes na fumaça de cem cigarros.

 

Segundo análises da Universidade de Brasília, a água utilizada no consumo diminui só em 5% a quantidade de nicotina, que se soma ao monóxido de carbono liberado pela queima do carvão e aos metais pesados presentes no produto.

 

Quer parar de fumar? Confira dicas que podem te auxiliar no desafio de largar o tabaco