No maior país do mundo em extensão territorial, a Ferrovia Transiberiana é a mais longa estrada de ferro do mundo. Com quase dez mil km de extensão, equivalente a um quarto da extensão da circunferência da Terra, ela atravessa sete fusos horários, três países (Rússia, Mongólia e China) e dois continentes (Europa e Ásia). Percorrer seus trilhos permite conhecer melhor o país sede da Copa do Mundo.
De Moscou ao extremo oriente
O ramal principal de Moscou à distante Vladivostok, próximo às fronteiras da China e da Coréia do Norte, dá acesso a linhas regionais por onde passam trens com destinos a Mongólia, Pequim e Pyongyang, capital da Coréia do Norte. A Russian Railways, companhia que opera o trecho, estima em 143 horas o tempo de duração da viagem (6 a 7 dias, em média).
Paisagens deslumbrantes
A estrada cruza o Rio Volga, o mais comprido da Europa, com 3.690 km, e passa pelo Lago Baikal, o maior e mais profundo lago do planeta, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Pelo caminho, paisagens deslumbrantes e cidades singulares.
Os trilhos conduzem o viajante pelo interior da Rússia, cruza a taiga siberiana e as pradarias da antiga República do Tartaristão. Kazan, sua capital, à beira do Rio Volga, mescla elementos da Rússia ortodoxa com a cultura islâmica e tem a maior e mais bela mesquita da Europa.Durante grande parte do trajeto, as colinas com florestas de taiga cobertas de neve se espalham para até onde a vista alcança. No inverno, as temperaturas médias caem muitos graus abaixo de zero.
Parada para comprinhas
Nas paradas mais longas, é possível saltar nas estações para as indispensáveis comprinhas de viagem e aproveitar para sentir na pele, por alguns minutos, o frio que muitas vezes ultrapassa os 30º C negativos. Dentro do trem, na convivência com outros passageiros, é possível sentir o lado mais humano da experiência.
Região militar é o ponto final
Vladivostok abriga o quartel-general da frota de submarinos russos do Pacífico. É considerada a região militar mais protegida do país depois de Moscou. Novosibirsk, a capital da Sibéria, é dona de um dos zoológicos mais espetaculares do mundo e do impressionante Museu da Ferrovia Transiberiana, que exibe vagões e locomotivas de todas as épocas.
Obra monumental
A ideia de construir uma ferrovia na região surgiu, no século 19, como alternativa para driblar as longas distâncias do território russo, de dimensões continentais com mais de 17 milhões de km². Milhares de operários trabalharam em condições extremas para construí-la. Praticamente todo o trabalho foi executado de forma manual e com o uso de ferramentas primitivas, como machado. A construção da Linha Transiberiana durou de 1891 a 1916, mas o processo de eletrificação só ficaria pronto quase 90 anos depois, em 2002.