Em audiência pública realizada na quarta-feira (4) na Câmara Municipal de Santos, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), prometeu entregar, até o final do primeiro semestre, um novo estudo técnico quanto à viabilidade de circulação de ônibus na pista descendente da Imigrantes.
Organizada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do tema no Legislativo santista, a reunião debateu a segurança e a circulação de veículos fretados na via. A liberação da descida pela Rodovia dos Imigrantes é uma antiga reivindicação dos usuários de ônibus fretados, que enfrentam insegurança diária na Anchieta.
“Cinco mil pessoas sobem e descem a Serra diariamente pelo Sistema Anchieta Imigrantes. São usuários de fretados que trabalham ou estudam na Capital e são obrigados a utilizar a via Anchieta, que oferece mais riscos à vida dos passageiros”, afirma o presidente da CEV, vereador Bruno Orlandi (PSDB), que lembra dos assaltos e também do fato de os veículos dividirem uma estrada cheia de curvas com caminhões.
Representante da Associação de Fretamento da Baixada Santista (Afrebas), Carolina Chaud participou da audiência e lembrou a briga dos usuários para que os ônibus trafeguem pela Imigrantes. “Corremos riscos diários de acidentes fatais e falta de segurança em partes críticas, como as Cotas. Hoje temos uma tecnologia embarcada que evoluiu, o último estudo está muito arcaico. Temos condições plenas de trafegar (pela Imigrantes)”.
Durante a reunião, o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, afirmou também ver claro prejuízo com a proibição. “Não há dúvida que os usuários do SAI são consumidores e merecem proteção do Código de Defesa do Consumidor. Se não há possibilidade de escolher a pista, a tarifa de pedágio para os ônibus deveria ser repensada”.
Participaram também do evento representantes da Ecovias, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Polícia Militar Rodoviária e da OAB-Santos.
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