
A Prefeitura de Santos está preparando esquema especial para a campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela, que terá início na quinta-feira (25) em 22 policlínicas da Cidade. Devido à crescente preocupação com a possível chegada do vírus da doença na região, serão mobilizados, além dos profissionais de saúde, também operadores de tráfego e guardas municipais, com apoio da Polícia Militar, para garantir o acesso e a segurança das unidades durante a imunização.
“A campanha é preventiva e não há nenhum caso de febre amarela confirmado em Santos e nem na Baixada Santista. Por isso as pessoas devem ter calma e tranquilidade para se dirigirem aos postos de saúde”, explicou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
O chefe do Executivo mostrou em apresentação os postos que estarão disponíveis nas cinco regiões do Município de 25 de janeiro a 17 de fevereiro. A campanha, voltada a toda população, ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 16h. Na sexta-feira (26), feriado municipal pelo aniversário de Santos, não haverá imunização. Também estão previstos dois Dias D – 3 e 17 de fevereiro (sábados) – quando os mesmos 22 postos ficarão abertos das 8h às 17h somente para a vacinação contra a febre amarela. Em cada dia, haverá 378 profissionais de saúde envolvidos.
Contra-indicações
A vacina não é indicada para crianças com menos de 9 meses, pessoas com doenças que baixam a imunidade (como lúpus, câncer e HIV), grávidas, mulheres que amamentam bebês de até seis meses e alérgicos a gelatina e ovo.
Devido aos riscos de reações, as pessoas com 60 anos ou mais precisam de avaliação e prescrição médica autorizando a vacina por escrito. Por isso, estas pessoas devem procurar seus médicos o quanto antes. Quem já tomou a vacina uma vez não precisa tomar novamente, porque ela é válida por toda a vida. É muito importante apresentar a carteira de vacinação para facilitar e agilizar o atendimento.
Remanescentes
O estoque das vacinas contra a febre amarela esgotou-se em três dos quatro postos que estavam em funcionamento na Cidade. Restam poucas doses na Policlínica da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728) exclusivamente para as pessoas que vão viajar ou farão escala em países que exigem a imunização contra a doença.
Os munícipes podem consultar quais são estes países no site da Anvisa. A unidade abriga o Centro de Orientação ao Viajante (COV), que atende de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. Quem se incluir nessa situação deve apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante da viagem (voucher de bilhete aéreo, por exemplo).
Deixe um comentário