
Considerada a cor do romance e da paixão, o vermelho traz muita personalidade para os ambientes. Usado com sabedoria, ele ajuda a despertar uma série de emoções: pode ser energia, sensualidade e apetite. É uma excelente escolha quando se quer animar o espaço.
Existem diversas tonalidades de vermelho – desde os tons mais frescos, como o vermelho-tijolo ou cereja, até aos mais quentes, como escarlate ou Bordeaux. Mas, para todas vale a mesma regra: “menos é mais”. Ou seja, usá-lo como um tom de acento em um ambiente é sempre a aposta mais segura.
Pintar apenas uma das paredes de vermelho já traz energia e calor ao espaço. Para deixar o ambiente mais iluminado, aposte em móveis, estofados, cortinas, almofadas e peças em tons mais claros, que complementam sem tirar a ousadia da cor.
As combinações com outros tons são infinitas. Use com azul e branco para reproduzir um ambiente de inspiração náutica; com o laranja e o castanho para criar um visual aconchegante; cinza e marfim produzem uma paleta contemporânea; com o bege e o amarelo para um espaço mais rústico.
Na sala de estar e cozinha, o vermelho atrai as pessoas e estimula a conversa. Aproveite para promover refeições e encontros animados com os amigos. Em um hall de entrada, cria uma forte primeira impressão e sugere ousadia. No quarto, ele estimula a sensualidade. Em ambientes onde se exige um trabalho pensativo, como escritórios, o vermelho não é indicado.
Deixe um comentário