Santos

Santos é 1º lugar do Brasil em planejamento urbano

13/10/2017 Da Redação
Santos é 1º lugar do Brasil em planejamento urbano | Jornal da Orla

O Município de Santos está em primeiro lugar em planejamento urbano do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas, em português) da Urban Systems feito para a Revista Exame. O levantamento classifica as 50 melhores cidades do País na área de urbanismo.

Em cinco posições acima em relação ao ranking de 2016, Santos está à frente de capitais de estado como Belo Horizonte (Minas Gerais), Curitiba (Paraná) e São Paulo (São Paulo) e outras importantes cidades, se destacando por ter legislação voltada ao planejamento urbano; e investimentos em inovação e tecnologia e em obras de infraestrutura.

Outras justificativas que levaram a Cidade ao topo são a malha cicloviária e a extensão de 15 quilômetros do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), bem como a construção do Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos, que integrará setores de trânsito, serviços públicos e segurança, agilizando ações em situações de crise e emergência.

Na elaboração do ranking foram considerados um total de 13 critérios relacionados a transportes: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota de transporte público; quantidade de ônibus por habitante; e presença de outros meios de transporte.

Referentes a planejamento urbano: lei de zoneamento; lei de operação urbana consorciada; plano diretor estratégico; emissão de certidão negativa e alvará on-line; vias pavimentadas e despesas municipais com urbanismo. E ainda atendimento urbano de água, de esgoto e a arborização.

A Urban Systems é uma empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades. Acesse aqui a matéria completa da revista Exame.

Confira as dez primeiras cidades do ranking:
1º Santos
2º Belo Horizonte
3º Curitiba
4º Maringá
5º Jundiaí
6º São Paulo
7º Patos de Minas
8º Ribeirão Preto
9º Cascavel
10º Campinas