Santos

Santos tem ações durante a Semana Nacional do Trânsito

13/09/2017
Santos tem ações durante a Semana Nacional do Trânsito | Jornal da Orla

Com ampla e diversificada programação para atingir pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, a Cidade se integra à Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25. A partir do tema “A minha escolha faz a diferença no trânsito”, ações serão promovidas para atingir todas as faixas etárias, incluindo crianças, que entre outras atividades vão participar da campanha Motorista Nota 10 – Fiscal Kids.

A agenda organizada pela CET-Santos terá também evento em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e a Ecovias, dia 24 (domingo), na orla, entre as 8h e 13h. Haverá exposição de viaturas e equipamentos, testes sobre uso do etilômetro (bafômetro), teatro infantil e minipista de trânsito com buguinhos e bicicletas.

Durante toda a semana, haverá distribuição de folheto para motoristas, chamando a atenção para escolhas que geram consequências negativas no trânsito. Exemplo: uso do celular enquanto dirige. O material traz orientações sobre a postura certa a adotar quando o telefone toca, quando se está atrasado, onde parar e outras situações.

Outras mensagens, em faixas e busdoor, vão alertar sobre os perigos de posturas como sobre excesso de velocidade, ultrapassagem de sinal vermelho e a mistura de álcool e direção.

Já os motociclistas vão receber manual com dicas para trafegar com responsabilidade e segurança. A abordagem marcará também a Semana de Prevenção aos Acidentes em Duas Rodas (17 a 23 de setembro), instituída no calendário oficial do Município.      

 
Infantil
Ao longo da semana, a campanha Motorista Nota 10 – Fiscal Kids vai levar crianças a avaliarem motoristas pelos quais estejam sendo transportadas. Elas vão receber um talonário semelhante ao utilizado pelos agentes de trânsito, mas com relação de atitudes corretas que deverão observar no comportamento do condutor quanto às normas de trânsito, que vão valer pontos.

Ao final, apurada a pontuação, o pequeno fiscal poderá destacar a folha do talão e entregar ao motorista e este saberá se dirige de forma segura (10 pontos); precisa ficar mais atento (8 a 9); se precisa dirigir com mais cuidado e respeitar sempre a sinalização (6 a 7) ou se teve nota vermelha na avaliação e precisa fazer reciclagem sobre trânsito (1 a 5). 

Sem carro
A distribuição de bilhetes de “raspadinha” para motoristas que derem carona a duas ou mais pessoas vai marcar o Dia sem Carro, que transcorre no dia 22, também dentro da Semana Nacional de Trânsito.

Os bilhetes serão entregues por agentes de trânsito em cruzamentos semaforizados. Ao raspar, o motorista poderá ganhar um brinde: pen-drive, guarda-sol do programa Faixa Viva, caderno ou bloco de nota.  

 
Em ação paralela, haverá o encaminhamento de mensagens a empresas da Cidade, a fim de que estimulem a prática da corona solidária neste dia, além da caminhada e do uso da bicicleta.