A Prefeitura de Cubatão e a Valor Logística Integrada (VLI), empresa que administra o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), assinaram um acordo cooperação técnica, garantindo um investimento de R$ 850 mil na área de geração de trabalho e renda. Além do prefeito Ademário Oliveira, participaram o gerente geral da Tiplam, Alessandro Gama, secretários, lideranças comunitárias e representantes da VLI.
O investimento será destinado à criação de um curso de geração de renda de corte e costura industrial, e inclui a aquisição de maquinário, mobiliário e equipamentos necessários para a produção em larga escala. Em contrapartida, a Administração Municipal oferecerá a manutenção do espaço e dos profissionais responsáveis pela capacitação dos alunos inscritos.
De acordo com Ademário Oliveira, o objetivo é criar uma cooperativa futuramente, de maneira que ela supra a demanda, por exemplo, de uniformes escolares e funcionais, atendendo às empresas da região. "A própria Prefeitura será beneficiada com esse projeto. Poderemos adquirir os uniformes para as crianças da rede municipal por esta cooperativa, gerando renda para os cooperados e economizando no valor total. Ano passado, a Prefeitura investiu R$ 3 milhões nesse tipo de produto. É a chance desse dinheiro circular em nossa própria cidade", disse o prefeito.
O local, bem como o número de vagas oferecidas pelo projeto ainda não foram definidos. Isto tudo será pensado pela VLI, Prefeitura e comunidade. "Vamos construir esse projeto de maneira diferenciada, trabalho em parceria. Onde ele será instalado e para quem será destinado serão definidos diretamente com a comunidade, por meio de suas lideranças", afirmou Ariella Vaz, diretora da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com informações da VLI, a previsão é de que o projeto do curso e da criação da cooperativa esteja pronto até o fim deste ano, iniciando as atividades em 2018. Esse investimento faz parte do compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões em que está inserida. "Acreditamos que a geração de trabalho e renda tem impacto direto nas comunidades e por isso sugerimos esse formato para investir o montante. Nosso objetivo é cooperar com a sociedade e desenvolver a economia local", garantiu o gerente geral da VLI, Alessandro Gama.
Deixe um comentário