Entre 14 e 20 deste mês, a Jornada do Patrimônio, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado, irá levar para Santos uma programação especial para incentivar a preservação e a valorização dos patrimônios históricos da cidade. A Jornada começa com atividades relacionadas à educação patrimonial em escolas da rede municipal, de 14 a 18 de agosto. No período, serão promovidas uma visita monitorada ao Museu do Café, um passeio de bonde, um roteiro pelo Centro Histórico de Santos e uma oficina de arqueologia nos dias 15, 16 e 17, das 9h às 11h.
Já nos dias 19 e 20, a programação da Jornada está aberta para o público em geral, com realização de um circuito de visitações a diversos bens históricos da cidade, das 11h às 14h. O passeio começa no Largo Marquês de Monte Alegre, com visitas monitoradas à Estação Ferroviária do Valongo, ao Santuário do Valongo e ao Museu Pelé.
Logo depois, os participantes irão embarcar em um bonde turístico gratuito para conhecer a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, o Pantheon dos Irmãos Andradas, o Paço Municipal (Sala Princesa Isabel e Salão Nobre) e a Casa com Frontaria Azulejada. Também no fim de semana, a Bolsa de Café (Museu do Café), a Cadeia Velha e o Teatro Guarany estarão abertos para visitas monitoradas.
Santos é uma das quinze cidades que irão receber a Jornada do Patrimônio, junto com Amparo, Bananal, Campinas, Cananéia, Espírito Santo do Pinhal, Guaratinguetá, Iguape, Iporanga, Itu, Jundiaí, Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, São Luiz do Paraitinga e São Sebastião. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.jornadadopatrimonio.sp.gov.br.