Em apenas dois meses, a Prefeitura distribuiu 360 credenciais aos moradores da Vila Belmiro. Os documentos permitem o acesso dos moradores às residências que ficam imediações do Estádio Urbano Caldeira.
Coordenado pela Ouvidoria, Transparência e Controle, o credenciamento começou em maio, atendendo a reivindicação dos moradores e a pedido da Sociedade de Melhoramentos da Vila Belmiro, durante audiência pública do programa Viva o Bairro.
Após a aprovação da proposta pela PM e CET, a Ouvidoria iniciou, numa primeira etapa, o cadastro dos moradores que residem em ruas próximas ao estadio, como Dom Pedro, Tiradentes, Antônio Carlos, Paissandu e Mariz E. Barros e Largo Ranulfo Prata.
Em outra fase, foram fornecidas credenciais para moradores das seguintes vias: Monsenhor Rizzo, Antônio Malheiros Jr., Delfino Stockler de Lima (trecho do estádio da Vila Belmiro), Princesa Isabel (entre as ruas Joaquim Távora e Antônio Bento de Amorim) e Praça Benedito Jr. Por último, foram registradas as vias Vital Brasil, Oliveira Lima e Guararapes.
Segundo o presidente da Sociedade de Melhoramentos do bairro, Mário Bernardino, antes da medida, havia grande dificuldade para entrar e sair de carro em dia de partidas de futebol.
“O morador não ingressava em sua casa de jeito nenhum. Com a credencial, ele recuperou o seu direito de ir e vir e facilitou o trabalho da Polícia Militar, na segurança dos moradores e do público na entrada e saída do estádio”, disse.
Bernardino sugeriu ainda uma campanha entre Prefeitura e Santos FC. para incentivar o uso do transporte público em dia de jogos, já que existem muitos estacionamentos naquela área, em parceria com o clube. “Assim, diminuiria o trânsito no local”, afirmou.
Os moradores das ruas determinadas pelo poder público que ainda não fizeram as credenciais, ainda podem procurar a Sociedade de Melhoramentos da Vila Belmiro (Rua Tiradentes, 10), na Banca de Jornal da Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel) e na padaria do Léo.
Ambulantes
Em dias de jogos do Santos Futebol Clube, a Guarda Municipal e Secretaria de Finanças (Sefin), com apoio da Polícia Militar, também montam esquema para coibir a montagem de barracas por ambulantes que comercializam mercadorias diversas em vias públicas;
Para a moradora Rosilda Amorim, da Rua Guararapes, as credenciais melhoraram o acesso à sua residência. “Antes éramos impedidos de entrar na via, por ser o trecho de concentração das torcidas adversárias. Além disso, desapareceram os flanelinhas que guardavam veículos de terceiros na frente de nossas garagens”, revelou.